II Encontro Escola da Família é realizado no Campus Vilhena

Publicado: Quarta, 09 de Outubro de 2019, 15h36 | Última atualização em Quarta, 09 de Outubro de 2019, 15h47 | Acessos: 1468

Campus Vilhena Escola da Família 13

No dia 21 de setembro, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, foi realizado o II Encontro Escola da Família. O evento foi conduzido pela Coordenação de Assistência ao Educando (CAED) com o objetivo de acolher os pais/responsáveis, fortalecendo também a parceria família-escola.

Os familiares foram recepcionados pela equipe coordenadora da iniciativa e, com o apoio do professor de educação física Flavio Lico, foram estimulados a praticar exercícios físicos em grupo, favorecendo a união e a confiança. A data contou ainda com o apoio do NAPNE (Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas), que promoveu ação para marcar o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrada no dia 21/09.

Marcos Rodrigues, pai de uma aluna de do Curso Técnico em Edificações, salientou a importância de acompanhar os filhos, buscando apoiá-los também no desempenho acadêmico. Para ele, a presença da família na escola, somando esforços com os professores, influencia diretamente no aprendizado e desenvolvimento dos adolescentes.

O evento contou ainda com a Mostra do “Projeto Integrador: É Tempo de Florescer”, com a exposição de atividades multidisciplinares, desenvolvidas pelos alunos durante o mês de setembro. Os trabalhos tiveram como pontos norteadores diversas ações educativas e promotoras de saúde, com ênfase no acolhimento, bem-estar, cooperação, amizade, resiliência, meio ambiente, solidariedade, entre outros.

Os familiares puderam prestigiar trabalhos desenvolvidos pelos filhos e por todos os demais estudantes. Dentre outras atividades, as exposições “arte e química das flores” e “palavras motivacionais” foram desenvolvidas integrando as disciplinas de artes e química e artes e inglês, respectivamente. Outros grupos realizaram a feira de plantas, onde apresentaram características de plantas decorativas e medicinais e distribuíram mudas aos presentes.

Já algumas turmas de edificações, com auxílio dos professores da área técnica, apresentaram aos pais um pouco do que desenvolvem no laboratório de solos, enquanto os alunos da disciplina de língua espanhola desenvolveram cartazes para sensibilizar sobre temas como preconceito e discriminação. “Estamos aprendendo muito a nos comunicar com os pais e com os alunos que puderam perguntar e tirar dúvidas sobre o nosso trabalho. Eu entrei no IFRO com o objetivo de criar um bom currículo, mas antes de entrar eu achava que o IFRO seria muito difícil, pela qualidade do ensino. Mas consegui entrar, estou me dedicando e estou aqui. Neste último bimestre tivemos muitas coisas diferentes, como oficinas e o Dia do Estudante e neste sábado estamos divulgando nosso trabalho para os pais e para os alunos de outras turmas”, comentou Eduarda Mendes, aluna do 1º ano de Eletromecânica.

• Campus_Vilhena_-_Escola_da_Família_1
  • Campus_Vilhena_-_Escola_da_Família_10