Workshop ensina escrita científica a alunos em Vilhena

Publicado: Segunda, 16 de Setembro de 2019, 18h51 | Última atualização em Terça, 17 de Setembro de 2019, 09h33 | Acessos: 1433

Workshop de Escrita Científica Campus Vilhena 2Estudantes do segundo e terceiro anos do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Vilhena, participaram de um workshop sobre escrita científica. A ação foi organizada pela Professora Marisa Rodrigues, no dia 19 de agosto, como parte da atividade avaliativa da disciplina de Física para o 3º bimestre e envolveu docentes de diversas áreas que puderam contribuir para esclarecer questões importantes da escrita científica aos discentes.

Os alunos participantes aprenderam sobre técnicas e etapas da escrita, desde a leitura e fichamento das referências, as normas e formatação, a organização de espaço e materiais, planejamento e elaboração de cronograma, além de várias dicas sobre como melhorar a escrita e sobre ferramentas úteis à construção do texto científico.

Sobre a atividade, a docente explicou que “os alunos, neste terceiro bimestre, farão um exercício da prática da escrita científica por meio de um resumo com todos os elementos e as características acadêmicas que esta escrita contempla. Esta é uma atividade que vem sendo desenvolvida desde março e tem sido um trabalho em equipe, integrador mesmo, onde mais de 30 servidores, entre docentes e técnicos, do Campus estão colaborando com a orientação dos alunos neste processo. Então os alunos não farão a escrita sozinhos, mas com orientação minha e de mais um professor. Por isso, o objetivo desde workshop foi fazer um direcionamento para o exercício da escrita científica, desmistificando esta escrita e demonstrando aos discentes que todos são capazes de produzir. Este trabalho desenvolve habilidades úteis para toda a vida acadêmica do estudante, porque, além do aprofundamento em física, o discente também exercita o lado pesquisador e vai trabalhar a leitura, a organização de ideias, a capacidade de síntese e uma série de outras habilidades que precisa ter”.

Adriano Brito Reis cursa o terceiro ano e destacou: “eu aprendi muitas coisas que ainda não conhecia, como por exemplo, a formatação, as citações e a organização das referências, então agora vai ficar mais fácil escrever. Eu me sinto até mais motivado, principalmente porque entendi que é mais fácil começar quando a gente estrutura em etapas. Agradeço muito a professora por propor este trabalho, porque na faculdade vamos precisar muito destes conhecimentos e é muito bom aprender desde agora”.

• Vilhena_-_Curso
  • Workshop_de_Escrita_Científica_-_Campus_Vilhena_1