Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Professor surdo ministra aula de acústica para alunos de Arquitetura e Urbanismo do Campus Vilhena

Publicado: Sexta, 16 de Agosto de 2019, 18h25 | Última atualização em Segunda, 19 de Agosto de 2019, 11h44 | Acessos: 2156

Campus Vilhena aula sobre acústica 5

A turma do sexto período do curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, participou, no dia 09 de agosto, de uma aula especial sobre acústica com o professor surdo Henrique Gomes Matter.

A atividade foi complementar à disciplina de Acústica, ministrada pelas professoras Ariane Zambon e Regina Morão, que convidaram o professor a oferecer a aula com o objetivo de ensinar aos discentes, de forma visual, como o som se propaga. Henrique é egresso do curso de Licenciatura em Matemática do Campus Vilhena e atualmente é aluno da Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, também do campus, e aplicou os experimentos de onda e som desenvolvidos e adotados durante seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

A aula também foi acompanhada pelo professor de Física, Melquisedeque Lima, orientador de Henrique neste trabalho. Com o auxílio de intérprete, Henrique explicou que o som se propaga em ondas e que, portanto, o surdo consegue percebê-lo, embora não o ouça. A partir dos experimentos, demonstrou à turma as vibrações e as frequências sonoras de forma visual, evidenciando como o som interage com o ambiente e os objetos.

As professoras da disciplina intercalaram observações relacionadas à arquitetura, à criação e construção de espaços e à aplicabilidade dos conceitos para o conforto ambiental. A acadêmica Lígia Almodovar disse que a aula proporcionou um conhecimento diferente: “foi importante porque eu pude agregar novos aprendizados. Eu consegui perceber o som de outras formas que eu nem imaginava”.

Segundo Ariane Zambon, a participação do professor Henrique foi fundamental porque explorou a mudança de sentidos para abordar conceitos físicos importantes da disciplina. E complementou: “o Henrique conseguiu explorar um sentido que ele não tem e proporcionar conhecimento aos alunos ouvintes, que têm uma percepção do som completamente diferente da dele. Essa experiência que os alunos tiveram é única porque envolve muitas questões, para além dos conceitos teóricos. Eles puderam ter a vivência com a inclusão, com a Libras, e conhecer uma experiência de vida diferente do que estão habituados”.

  • Campus_Vilhena_-_aula_sobre_acústica_1
  • Campus_Vilhena_-_aula_sobre_acústica_2
  • Campus_Vilhena_-_aula_sobre_acústica_3
  • Campus_Vilhena_-_aula_sobre_acústica_4
  • Campus_Vilhena_-_aula_sobre_acústica_5
  • Campus_Vilhena_-_aula_sobre_acústica_6
Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.