Festa das Línguas marca o encerramento de atividades dos cursos de idiomas em Vilhena

Publicado: Quinta, 04 de Julho de 2019, 15h57 | Última atualização em Quinta, 04 de Julho de 2019, 16h07 | Acessos: 1378

Campus Vilhena Festa das línguas 6

As aulas dos Cursos de Formação Inicial e Continuada em idiomas ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, no primeiro semestre, foram encerradas com a “Festa das Línguas”, realizada no dia 26 de junho. A programação contou com apresentações culturais e comidas típicas preparadas pelos concluintes para a comunidade acadêmica e os familiares convidados.

Foram, ao todo, 17 apresentações entre declamações, cantos, danças, teatros e curtas-metragens, todas nas línguas equivalentes a cada curso. Os cursos, coordenados pelo Centro de Idiomas, são gratuitos e oportunizam capacitação tanto para o público interno do campus (alunos e servidores), quanto para a comunidade externa. Ao todo foram 209 alunos só neste semestre, que puderam optar entre quatro áreas: Libras, Espanhol, Italiano e Francês, o que tornou o Centro de Idiomas do Campus Vilhena o maior do IFRO.

A oferta do Curso de Italiano pela unidade foi possível por meio da colaboração da professora voluntária Marines Tiegs, que ministra aulas do idioma há 16 anos e conta que adora trabalhar com esta língua. “Quando recebi o convite para ministrar estas aulas e eu soube da proposta de atender a comunidade de forma lúdica e gratuita eu vi uma oportunidade maravilhosa de ser útil. Para mim foi uma experiência maravilhosa, fiquei tão feliz e empolgada com o projeto que quero oferecer mais módulos”, disse.

Para o Curso de Libras, a demanda foi uma das maiores. Laura Paula Leite, uma das ministrantes do curso, contou que a procura foi tamanha que o número de vagas foi dobrado, formando duas turmas em vez de uma como inicialmente previa o edital. Um dos diferenciais desta formação é que ela contou com a participação da professora voluntária Sirlene Inacio Costa, que é surda, possibilitando aos alunos um contato também com a realidade e as necessidades da comunidade surda.

A aluna Deise Sguissardi relata que “o contato direto com pessoas surdas é de extrema importância porque facilita muito o aprendizado da Libras e a gente ainda consegue entender mais o mundo deles e a forma que eles enxergam o mundo das pessoas ouvintes e não ouvintes”.

Já o Curso de Espanhol capacitou quatro turmas neste semestre, compostas por módulos com níveis de proficiência diferentes, e foi ofertado pelas professoras de língua espanhola do campus, Heloísa Miranda e Vanuza Siqueira, enquanto o curso de Francês foi disponibilizado pelo professor Silvio Francisco do Vale. O diretor da unidade, Aremilson Elias de Oliveira, destacou que “a grande quantidade de inscritos em todos estes cursos demonstra a importância da atuação do campus em diversos níveis de ensino, oportunizando a comunidade qualificação e aperfeiçoamento”.

• Campus_Vilhena_-_Festa_das_línguas_1
  • Campus_Vilhena_-_Festa_das_línguas_10