Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Formação sobre "Adolescência e Pós-Modernidade" é destaque do Encontro Pedagógico em Vilhena

Publicado: Terça, 02 de Abril de 2019, 16h06 | Última atualização em Terça, 02 de Abril de 2019, 16h30 | Acessos: 1061

Campus Vilhena Encontro Pedagógico 3

A Diretoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, realizou nos dias 07 e 08 de março o primeiro encontro pedagógico de 2019. A programação reuniu docentes e técnicos administrativos para discussões iniciais a respeito da implantação dos cursos técnicos integrados em tempo integral. O encontro também contou com grupos de trabalho que debateram sobre curricularização da extensão, PPCs (Projetos Politico-Pedagógicos) e projetos integradores.

O destaque ficou para a formação "Adolescência e Pós-Modernidade", conduzida pela psicóloga do campus, Aline Alves Moraes, e que foi voltada aos docentes que atuam diretamente com os alunos dos cursos integrados. A capacitação ocorreu na manhã do dia 07/03. Aline explicou que o tema foi escolhido para ampliar a compreensão acerca do desenvolvimento da pessoa na adolescência e dos comportamentos característicos da idade, facilitando o entendimento de outras condutas, incomuns a esta fase da vida.

“Eu trabalhei as questões da adolescência, mas contextualizando para a sala de aula, para o trabalho diário, envolvendo situações, por exemplo, de alunos que não querem participar das atividades ou do aluno que apresenta comportamento rebelde e questionador. Foi um trabalho no sentido de apresentar alguns perfis de alunos para entender que são características da adolescência, e então apresentei algumas formas adequadas para lidar com elas. De uma forma geral foi um apanhado do desenvolvimento emocional na adolescência, com o viés das disfuncionalidades da pós-modernidade, porque as mudanças que a gente vive hoje sejam elas sociais, econômicas ou familiares, estão gerando um perfil diferente de adolescência. Então apresentei o clássico das teorias e o que tem de atual, que demonstra este novo perfil diferente do que era alguns anos atrás”, disse a servidora.

O Diretor de Ensino, Rodrigo Alécio Stiz, avaliou positivamente a ação. “Os docentes puderam também trocar experiências e pontos de vista, movimentando diversas reflexões. Momentos assim são importantes por serem, acima de tudo, geradores de conhecimentos, contribuindo para o enriquecimento da prática diária em sala de aula”, comentou.

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/04_Abril_2019/02-04-19/vilhena_

Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.