Formação sobre "Adolescência e Pós-Modernidade" é destaque do Encontro Pedagógico em Vilhena

Publicado: Terça, 02 de Abril de 2019, 16h06 | Última atualização em Terça, 02 de Abril de 2019, 16h30 | Acessos: 1061

Campus Vilhena Encontro Pedagógico 3

A Diretoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, realizou nos dias 07 e 08 de março o primeiro encontro pedagógico de 2019. A programação reuniu docentes e técnicos administrativos para discussões iniciais a respeito da implantação dos cursos técnicos integrados em tempo integral. O encontro também contou com grupos de trabalho que debateram sobre curricularização da extensão, PPCs (Projetos Politico-Pedagógicos) e projetos integradores.

O destaque ficou para a formação "Adolescência e Pós-Modernidade", conduzida pela psicóloga do campus, Aline Alves Moraes, e que foi voltada aos docentes que atuam diretamente com os alunos dos cursos integrados. A capacitação ocorreu na manhã do dia 07/03. Aline explicou que o tema foi escolhido para ampliar a compreensão acerca do desenvolvimento da pessoa na adolescência e dos comportamentos característicos da idade, facilitando o entendimento de outras condutas, incomuns a esta fase da vida.

“Eu trabalhei as questões da adolescência, mas contextualizando para a sala de aula, para o trabalho diário, envolvendo situações, por exemplo, de alunos que não querem participar das atividades ou do aluno que apresenta comportamento rebelde e questionador. Foi um trabalho no sentido de apresentar alguns perfis de alunos para entender que são características da adolescência, e então apresentei algumas formas adequadas para lidar com elas. De uma forma geral foi um apanhado do desenvolvimento emocional na adolescência, com o viés das disfuncionalidades da pós-modernidade, porque as mudanças que a gente vive hoje sejam elas sociais, econômicas ou familiares, estão gerando um perfil diferente de adolescência. Então apresentei o clássico das teorias e o que tem de atual, que demonstra este novo perfil diferente do que era alguns anos atrás”, disse a servidora.

O Diretor de Ensino, Rodrigo Alécio Stiz, avaliou positivamente a ação. “Os docentes puderam também trocar experiências e pontos de vista, movimentando diversas reflexões. Momentos assim são importantes por serem, acima de tudo, geradores de conhecimentos, contribuindo para o enriquecimento da prática diária em sala de aula”, comentou.

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/04_Abril_2019/02-04-19/vilhena_