Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Programa de assessoramento pedagógico realiza Rodas de Conversa

Publicado: Quinta, 06 de Setembro de 2018, 17h07 | Última atualização em Quinta, 06 de Setembro de 2018, 17h27 | Acessos: 1109

Campus Vilhena Roda de conversa 3

Há três anos, profissionais do DAPE (Departamento de Apoio ao Ensino), do NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas) e da CAED (Coordenação de Assistência ao Educando) do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Vilhena, realizam conjuntamente o Programa de Assessoramento Pedagógico.

A pedagoga Clara Paula Lima explica a origem do projeto: “percebemos que os alunos se sentiam sozinhos neste processo que para eles é difícil e por vezes doloroso, por isso acabavam evadindo da instituição. Nós começamos a acompanhar estes alunos como madrinhas e a ideia é acolher estes alunos durante o ano para que não se sintam sozinhos no processo de aprendizagem e para que tenham êxito no final”.

Buscando superar os estigmas da reprovação e motivar os estudantes, foi realizado de 28 a 30 de agosto o projeto Rodas de Conversa com múltiplas atividades entre madrinhas e discentes, visando proporcionar a troca de experiências entre os alunos e servidores, auxiliando na compreensão de que é possível atingir o êxito e incentivando-os a perseverarem. No início do ano, cada aluno reprovado no ano anterior recebe uma madrinha, que os acompanham e auxiliam durante todo o ano, oferecendo-lhes suporte, encorajando-os e observando seus desempenhos.

As Rodas de Conversa contaram com a participação da psicóloga Naiade Lohmann Brambila, que falou da importância dos alunos se manterem focados para vencerem os desafios. Além disso, os alunos puderam expressar-se, compartilhando seus anseios e pretensões com o grupo. Um dos pontos altos do encontro foram os depoimentos de servidores convidados, que compartilharam sua trajetória na vida escolar, falando de seus altos e baixos, das dificuldades e das superações. Por fim, foi exibido um vídeo motivacional e os alunos registraram seus sonhos para este final de ano em uma cápsula do tempo que foi lacrada e deverá ser aberta no próximo ano para avaliar os resultados alcançados.

Segundo a acadêmica da Licenciatura em Matemática e bolsista do projeto, Jéssica Soares, “percebemos que é preciso ter esse cuidado com os alunos, para que não venham a desistir do curso nem das oportunidades que o IFRO oferece, porque sabemos que os estudos fazem toda a diferença na vida das pessoas”. Ana Carolina Santos cursa o Técnico em Eletromecânica e conta que se sentiu muito mal quando vivenciou a reprovação, “mas são experiências que carregamos na vida e cada pessoa tem as suas próprias, não podemos deixar isso nos afetar negativamente”.

  • Campus_Vilhena_-_Roda_de_conversa_1
  • Campus_Vilhena_-_Roda_de_conversa_2
  • Campus_Vilhena_-_Roda_de_conversa_3
  • Campus_Vilhena_-_Roda_de_conversa_4
  • Campus_Vilhena_-_Roda_de_conversa_5
  • Campus_Vilhena_-_Roda_de_conversa_6
Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.