Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Campus Vilhena realiza capacitação sobre depressão

Publicado: Quarta, 14 de Março de 2018, 17h37 | Última atualização em Quarta, 21 de Março de 2018, 10h53 | Acessos: 1799

Campus Vilhena Capacitação 1

Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRO), Campus Vilhena, participaram em fevereiro (dia 17) de uma capacitação sobre depressão. A atividade foi organizada pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) da unidade. A qualificação foi ministrada pelo Psiquiatra Adriano Pereira Stranieri, especialista em psiquiatria geral, da infância e da adolescência.

Segundo a professora Vera Azevedo, coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), o aumento na quantidade de jovens com diagnóstico de depressão motivou a equipe sobre a importância de trabalhar o tema entre os servidores, visando oferecer um atendimento mais adequado, considerando as particularidades individuais, mas também as características gerais da doença. "A capacitação atingiu os objetivos propostos e foi perceptível a participação e o envolvimento dos servidores com os temas abordados", ressaltou.

A capacitação ofereceu uma abordagem sobre a depressão: quais são os sintomas, orientação sobre o diagnóstico e ao detectar possíveis casos, realizar encaminhamento psicológico, ou atendimento psicoeducacional, caso necessário o acompanhamento médico especializado. Foi trabalhado o conceito de depressão, suas características biológicas, psicológicas e sociais, assim como o desenvolvimento global: cérebro, atividade mental e emocional, o impacto da depressão e também houve um momento de esclarecimento sobre a equipe interdisciplinar do IFRO.

Para a professora Daniely Batista, participar da capacitação "foi muito bom porque conseguimos entender melhor o comportamento depressivo e os fatores que desencadeiam a depressão nos adolescentes". Para ela, "isso ajuda a melhorar a relação com os alunos por conseguir direcionar algumas ações em sala de aula e na articulação com os setores competentes da instituição".

  • Campus_Vilhena_-_Capacitação__1
  • Campus_Vilhena_-_Capacitação__2
  • Campus_Vilhena_-_Capacitação__3
  • Campus_Vilhena_-_Capacitação__4
Fim do conteúdo da página
-->