Campus Vilhena institui Semana da Licenciatura em Matemática

Publicado: Segunda, 11 de Junho de 2018, 09h20 | Última atualização em Segunda, 11 de Junho de 2018, 13h15 | Acessos: 1668

SELIMAT em Vilhena 4

A I SELIMAT (Semana da Licenciatura em Matemática) foi realizada pelo IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Vilhena, de 20 a 22 de novembro de 2017. Para a segunda edição, os organizadores estão trabalhando para que seja de 28 a 31 de agosto, com isso, já estão sendo buscadas parcerias para 2018.

Durante o evento, ocorreram palestras, mesa-redonda e diversas oficinas voltadas para a formação de professores. Algumas oficinas foram ofertadas por acadêmicos e egressos do Curso de Licenciatura em Matemática do próprio campus e por docentes da licenciatura do Campus Cacoal, além de palestrantes regionais e nacionais.

Conforme a Professora do Curso de Licenciatura em Matemática, Vera Lúcia Ribeiro Azevedo, na I SELIMAT “tivemos a oportunidade de refletir sobre a formação e a prática docente, bem como a identidade do licenciado em Matemática. As palestras e as oficinas contemplaram a interdisciplinaridade na perspectiva de valorizar a linguagem matemática, no contexto social e cultural. No concernente às metodologias de ensino, elas foram abordadas em conformidade com a Resolução de Problemas, a Modelagem Matemática e a Aprendizagem Baseada em Problemas. Em suma, enfatizou-se o ensino/aprendizagem centrado no desenvolvimento de projetos relacionados aos problemas reais. Desse exposto, o sucesso do evento continua, pois motivou os acadêmicos e docentes na busca de novos conhecimentos”.

Cerca de 120 pessoas participaram do I SELIMAT, entre licenciandos e profissionais da Matemática e da área de educação, permitindo a interação entre participantes do cone sul e centro do Estado de Rondônia. Thalymayra Godoi da Silva, acadêmica da Licenciatura em Matemática, diz que foi gratificante participar. Para ela, “devemos ser construtivistas, para a formação docente, porque ser professor é ir além da sala de aula, é engajar o aluno a ir em busca de novos conhecimentos. A respeito das oficinas também foram bem sucedidas e superaram as expectativas”, afirmou.

O evento teve o objetivo de divulgar atividades e experiências dos docentes e acadêmicos envolvidos no subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), área de Matemática do Campus Vilhena. Assim como promoveu a valorização da Licenciatura em Matemática, discutiu formação de professores, questões relacionadas ao ensino e aprendizagem de Matemática nos dias atuais e a identidade do licenciado, e também buscou estreitar laços entre o IFRO/Campus Vilhena e as escolas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

O professor convidado, da UFTPR/Campus Toledo, Renato Francisco Merli, também aprovou a organização do evento: “Eu espero que a semente plantada possa gerar inúmeros frutos. A dedicação, o carinho e o entusiasmo da comissão organizadora foi exemplar. Eu fiquei muito feliz com o desejo do corpo docente em realizar melhorias no Curso de Licenciatura em Matemática, ainda mais que passamos por tempos de mudanças”. O docente elenca entre os exemplos de discussões ocorridas o aumento da carga horária das licenciaturas, a implementação do Ensino Médio integral, a nova Base Nacional Comum Curricular, o fim do PIBID e a implantação da Residência Pedagógica. “Para tais mudanças é necessário que o corpo docente, juntamente com os discentes e a comunidade, discutam as melhores estratégias e o que pode ser feito diante de tudo isso. Nesse contexto, o evento, cuja temática foi ‘A identidade do licenciado em Matemática: Quem estamos formando? Para quem estamos formando?’ foi exatamente um momento para discutir isso. Trouxe à tona inúmeros problemas que devem ser enfrentados”, ressaltou Renato.

Para o Professor da UNIR/Campus Ji-Paraná, Emerson da Silva Ribeiro, a Semana se configurou como um evento que contribuiu com a reflexão e o debate, especialmente a respeito da formação inicial de professores de Matemática. “A realização de eventos acadêmico-científicos que se propõem a promover a reflexão e o debate sobre a formação de professores de Matemática é uma ação imprescindível à melhoria do processo formativo de docentes e, consequentemente, à melhoria da Educação Básica, sobretudo, no que concerne ao ensino-aprendizagem de Matemática”. O professor ainda complementou que “a I SELIMAT se caracteriza como um marco na história do curso de Licenciatura em Matemática do IFRO/Vilhena por se constituir como o primeiro evento deste curso, agregando a participação de seus licenciandos e egressos, além de professores que ensinam Matemática, na busca contínua por melhor se qualificarem para o exercício pleno da docência”.

Os contatos da organização do evento são os e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

• SELIMAT_em_Vilhena_1
  • SELIMAT_em_Vilhena_10