Cerimônia de certificação dos cursos integrados ocorre em Vilhena

Publicado: Sexta, 02 de Março de 2018, 10h57 | Última atualização em Terça, 27 de Março de 2018, 18h30 | Acessos: 2180

Certificação De Cursos Técnicos em Vilhena 3

O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Vilhena, certificou 79 novos técnicos nas áreas de Edificações, Eletromecânica e Informática. Realizado na quadra poliesportiva do campus, na noite do dia 08 de fevereiro, o evento reuniu acadêmicos, servidores, professores homenageados, pais, amigos e demais convidados.

Ao fazer uma análise sobre o tempo em que estudou no IFRO, Pedro Ebert Santos, do Curso Técnico em Eletromecânica, hoje acadêmico do curso de Relações Internacionais da UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), declara que "entrei no IFRO com quatorze anos, três anos se passaram e olhando para trás, avaliando a experiência, acho incrível observar o amadurecimento, tanto pessoal quanto acadêmico, que sofri nesse decorrer. Hoje estou ingressando no curso de Relações Internacionais na UNILA, em Foz de Iguaçu, o que eu almejo há cerca de um ano e parte desse mérito é do IF ao qual sou grato por permitir meu primeiro contato com pesquisa e extensão”. Ainda segundo Pedro, os Institutos Federais “são unidades estruturadas, com profissionais qualificados e melhor remunerados (o que reflete sim na qualidade de ensino), e tudo isso é revertido na inserção de técnicos no mercado de trabalho e de estudantes e pesquisadores com ampla visão no ensino superior”.

“Em mais um ano, o Campus Vilhena, tem orgulhoso de certificar novos técnicos, lançando-os para o mercado de trabalho na cidade de Vilhena, pois a cada ano tem se observado o ingresso desses ex-alunos atuando em suas áreas no campo de trabalho em nossa cidade, o que vem a confirmar a missão do IFRO que é promover a educação profissional, científica e tecnológica de excelência, por meio da integração entre ensino, pesquisa e extensão”, ressalta o Diretor-Geral do Campus Vilhena, Aremilson Elias de Oliveira. Para o campus, o sucesso dos egressos também tem se evidenciado pelo desempenho verificado em vestibulares em diversas partes do Brasil, com aprovações em instituições como a UFRN, UFMT, UFSC, dentre outras.

Conforme o Diretor-Geral “ao término de um ciclo de três anos, concretizamos e parabenizamos o esforço dos alunos, da família, dos servidores, e hoje temos a sensação de dever cumprido, renovando desejo de enfrentar novos desafios, pois na nossa missão não promovemos apenas educação científica e tecnológica de excelência, mas sim, plantamos uma semente de sonhos, esperança e sucesso, que seja capaz de transformar a sociedade”.

O evento de certificação foi organizado por uma comissão previamente formada via portaria, visando melhor organizar a atividade que sempre traz muitos momentos de emoção para estudantes e familiares, e também para toda a unidade escolar. Segundo a Professora Marisa Rodrigues de Lima, “com muita gratidão e sentimento de dever cumprido agradeço ao sublime momento vivido na cerimônia de certificação por ter recebido homenagem de todas as turmas. Espero ter contribuído para formação acadêmica e crescimento humano de cada um de vocês. Desejo a todos que encontrem felicidade, sejam éticos e generosos onde quer que forem”.

Para Rayssa Forte Lopes, que recebeu a certificação do Técnico em Edificações, "o processo de crescimento interno que nos acontece em três anos é difícil de resumir, pois há tantas mudanças em nossa forma de pensar, agir e conviver com outras pessoas. Tive a oportunidade de começar sendo líder de sala e terminando como presidente do grêmio, sem considerar os inúmeros eventos, projetos e as visitas técnicas que fizeram com que eu chegasse ao fim dessa etapa sendo além de técnica em Edificações, uma pessoa capacitada para o mercado de trabalho e para o relacionamento com outras pessoas”.

Rayssa ingressou no Curso de Arquitetura e Urbanismo, ofertado pelo próprio Campus Vilhena, e acrescenta que estar na cerimônia de certificação do curso técnico “é como se um filme passasse em sua mente contando seus melhores momentos e como evoluiu, mostrando também os bons amigos, professores e servidores que ajudaram você a chegar onde está e isso nos dá a sensação de família. Acredito que o IFRO traga realmente tudo isso, desde que você deixe acontecer e seja participativo e, muitas vezes, supere seus próprios limites e se arrisque a participar de coisas novas, com toda certeza terá mais que um certificado de técnico em suas mãos no fim da etapa”.

• Certificação_De_Cursos_Técnicos_em_Vilhena__1
  • Certificação_De_Cursos_Técnicos_em_Vilhena__2