Semana Nacional de Ciência com ações desenvolvidas no Campus Vilhena

Publicado: Terça, 07 de Novembro de 2017, 15h39 | Última atualização em Quinta, 08 de Março de 2018, 18h19 | Acessos: 2231

Campus Vilhena 8

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017 (SNCT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, teve ações nos dias 26 e 27 de outubro. A prioridade foi a divulgação dos trabalhos científicos desenvolvidos por alunos e servidores da unidade.

No evento foram apresentados trabalhos realizados através de projetos de ensino, pesquisa e extensão do campus. Houve um campeonato de pontes mais resistentes feitas com macarrões, testando a resistência das estruturas. Entre as palestras realizadas, estava “A Matemática está em tudo”, com o professor Warley Batista de Deus, e a “Introdução a Física das Partículas: Pesquisas e descobertas do CERN”, ministrada pelo professor Marco Aurélio de Jesus.

Para a estudante do Curso Técnico em Edificações, Vitória Silva Pereira, “o bom da Semana de Ciência e Tecnologia é que conseguimos ver a exposição dos trabalhos dos alunos, e ver que temos apoio do Departamento de Pesquisa e Extensão. Podemos nos informar mais através da mesa-redonda que tivemos no dia 27 sobre Ensino, Pesquisa e Extensão, porque muita gente não sabe o que ocorre a respeito disso”. Vitória ainda ressalta que fez apresentação sobre trabalho desenvolvido a partir de visita técnica, “o que mostra que nós precisamos das visitas técnicas para que possamos colocar em prática o que aprendemos nas aulas teóricas”.

Conforme Mikaelly O’hara, também do Técnico em Edificações, “a Semana de Ciência e Tecnologia tem sido muito importante, tanto para os alunos quanto para as pessoas que tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos. A palestra ‘A matemática está em tudo’ foi muito importante, principalmente pela dificuldade que a maioria dos alunos tem com essa matéria. Os servidores mostraram que a matemática não é tão complexa quanto se pensa. Foi muito bom, ajudou na compreensão de muitas pessoas diante desse assunto. E também de não ter medo de aprender algo porque aparenta ser complexo ou inexplicável”.

SNCT

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi estabelecida pelo Decreto de 9 de Junho de 2004. Ela é realizada sempre no mês de outubro sob a coordenação do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), por meio do Departamento de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia (DEPDI/SECIS) e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. Tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizar atividades de divulgação científica em todo o país. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

• Campus_Vilhena__1
  • Campus_Vilhena__2