Semana de Educação para a Vida em Vilhena
Servidores e alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, participaram de 11 a 15 de setembro de 2017 da Semana de Educação para a Vida.
No auditório do campus, foram realizadas palestras sobre diversos temas. Neste ano, a Semana teve como tema “Saúde emocional”, em que foram tratadas temáticas como “A juventude e o exercício da cidadania”, “Educação Financeira” e “Saúde emocional”. Estiveram presentes como palestrantes, o delegado da Polícia Civil de Vilhena, Núbio Lopes de Oliveira; o médico psiquiatra, Adriano Stranieri; a consultora financeira da Cooperativa de Crédito em Ji-Paraná de Ji-Paraná, Gislaine Napoliane Fernandes Barros; a promotora de justiça, Yara Travalon Viscardi; as psicólogas do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Grasiela Cendron Brandalise e Elidaiana da Silva Café.
A Semana de Educação para a Vida é um evento criado através da Lei 11.988/2009, cujo objetivo é ministrar conhecimentos relativos a matérias não constantes do currículo obrigatório do Ensino Médio e Técnico, tais como: meio ambiente, doenças sexualmente transmissíveis, direitos e deveres do cidadão, entre outros.
O estudante do Curso de Informática, Guilherme Santos Alves Pinto, afirmou que palestras como a do delegado servem para acordar tanto os adolescentes e os seus pais, para impactar um maior número de pessoas e as deixarem cientes do que acontece à juventude. “Hoje em dia há cada vez mais casos de adolescentes que têm tudo na vida e se drogam, por conta de influência de amigos, isso está muito mais comum do que deveria. Medidas rápidas e efetivas devem se tomadas para que isso pare e coloque essas pessoas de volta em suas famílias”, relatou o aluno.
Para fazer referência ao Setembro Amarelo, as representantes do CAPS trouxeram para a discussão temas como ansiedade, depressão, automutilação. Abordando a Saúde Emocional, as psicólogas deram oportunidades, nas transições de um tema a outro, para os alunos tirarem suas dúvidas, assim ao mesmo tempo apresentando o que são cada tipo de distúrbio, as profissionais iam respondendo aos questionamentos dos alunos.
Redes Sociais