Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Exposição em Vilhena traz trabalhos de alunos participantes do Projeto de Ensino “Método Melhagra”

Publicado: Quinta, 24 de Abril de 2025, 13h49 | Última atualização em Quinta, 24 de Abril de 2025, 13h49 | Acessos: 1414

Exposição Vilhena 2Está em exibição no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, uma exposição de trabalhos desenvolvidos por estudantes participantes do projeto de ensino intitulado Método Melhagra. A mostra foi organizada pelo Professor de Filosofia, Osvaldo da Cunha Neto, idealizador da proposta pedagógica, e apresenta os diários reflexivos produzidos por alunos que autorizaram a divulgação de suas experiências.

Inspirado no curso “Ciência do Bem-Estar”, da Universidade de Yale, o projeto foi desenvolvido como uma resposta criativa aos desafios enfrentados pelos estudantes no retorno às aulas após o recesso. De acordo com o Professor Osvaldo, o método tem proporcionado diversos benefícios aos participantes, como o estímulo à autodisciplina, ao autocuidado, à reflexão sobre o propósito de vida, e à compreensão do “eu” como um conjunto de aspectos físicos, emocionais, sociais e espirituais.

Proposta – O Método Melhagra propõe a escrita de um diário pessoal ao longo de um ciclo lunar (28 dias), com sugestões de práticas integrativas e terapêuticas que acompanham as fases da lua. Cada fase representa uma dimensão da existência: a lua minguante foca nos cuidados com o corpo e com a estrutura da vida cotidiana; a lua nova incentiva o desenvolvimento pessoal e a realização de sonhos; a lua crescente está voltada às relações sociais e à vida comunitária; e a lua cheia aborda a espiritualidade e os vínculos transcendentais.

As atividades sugeridas envolvem desde práticas simples como caminhada, culinária e jardinagem até exercícios de introspecção, como a escrita de gratidão, meditação, silêncio e autorreflexão. Os estudantes são convidados a avaliar seu bem-estar em diferentes dimensões e registrar o que tem a “Melhagra” — termo que, na metodologia, representa o que cada um pode melhorar e agradecer a cada dia.

A atividade também se mostrou uma ferramenta inclusiva e sensível às diferentes necessidades dos alunos, tendo um impacto especialmente significativo na rotina de um estudante autista, que apresentou avanços em organização, autodisciplina e percepção de si.

Osvaldo da Cunha Neto destaca que a proposta vai além da simples escrita: “trata-se de um processo de desenvolvimento humano que permite aos alunos olharem para si mesmos com mais profundidade, entenderem suas emoções e hábitos, e buscarem, de forma consciente, uma vida mais equilibrada e saudável”.

A estudante do segundo ano do Técnico em Edificações, Aline Victória Miranda Batista, relatou que foi divertido realizar a atividade. “Passei a me conhecer melhor depois de registrar o meu dia a dia no diário, e percebi que preciso melhorar em alguns aspectos. Depois de aplicar o Método Melhagra, passei a organizar melhor o meu dia e percebi que atividades como natação e caminhada, que sempre tive interesse, mas parecia que não sobrava tempo, e descobri que isso não era verdade. Percebi que preciso cuidar mais da minha saúde, para não ter problemas no futuro”, relatou.

Entre os relatos dos participantes, a estudante Samylla Gabriele da Silva Chaves destacou que a experiência com o diário do Método Melhagra proporcionou um exercício de regularidade e de reflexão. “O que mais me atraiu para fazer o método Melhagra é a ideia de, depois de algum tempo, poder ler o que eu escrevi e refletir sobre quem eu era, se mudei, e o que eu pensava sobre determinado assunto. É como se fosse uma cápsula do tempo”. Para ela, o hábito de registrar vivências contribuiu para perceber a própria evolução ao longo do tempo, favorecendo o autoconhecimento e a consciência sobre o processo contínuo de mudança.

A exposição, que pode ser visitada no IFRO Campus Vilhena até 30/5, oferece ao público um panorama sensível e genuíno dos caminhos individuais percorridos pelos alunos ao longo da jornada do projeto, revelando a potência transformadora da educação voltada para o bem-estar e o autoconhecimento.

  • Exposição_--Vilhena_1
  • Exposição_--Vilhena_2
  • Exposição_--Vilhena_3
Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.