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Campus Vilhena oferta atividades de formação continuada para docentes

Publicado: Quarta, 16 de Abril de 2025, 16h56 | Última atualização em Quarta, 16 de Abril de 2025, 16h56 | Acessos: 3611

Ciclo de Oficinas Vilhena 2O Departamento de Apoio ao Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, está promovendo, ao longo do ano letivo de 2025, um conjunto de atividades voltadas à formação continuada dos docentes. A iniciativa contempla uma variedade de temáticas relacionadas ao fazer pedagógico e à prática docente.

Na semana de 10 a 15 de abril, foi realizada a oficina “Elaboração de provas: como criar questões precisas e eficazes”, uma das ações que integram o ciclo de formações. A atividade teve como foco a construção de avaliações mais claras, coerentes e alinhadas aos objetivos de aprendizagem, além de incentivar a troca de experiências entre os participantes.

Como uma continuidade das reflexões iniciadas no Encontro Pedagógico, o ciclo de oficinas tem o objetivo de ampliar as discussões e os aprendizados ao longo do ano. Para facilitar a participação de todos os docentes, as formações serão oferecidas em diferentes dias e horários, democratizando o acesso à formação.

Entre os temas já programados estão: formação humana integral e integrada na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), elaboração de provas, uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Também estão previstas oficinas sobre avaliação da aprendizagem, metodologias ativas, gamificação, estímulo à criatividade dos estudantes e desenvolvimento de competências socioemocionais.

A programação permanece aberta a novas contribuições, de forma que os docentes interessados em sugerir temas ou em compartilhar seus conhecimentos por meio da oferta de oficinas podem entrar em contato com o Departamento de Apoio ao Ensino, fortalecendo o caráter colaborativo da iniciativa.

O Professor Alan Candido da Silva destacou a relevância da recente formação voltada à construção de instrumentos de avaliação mais alinhados às competências e habilidades dos estudantes. Para ele, a discussão foi “extremamente útil”, sobretudo por propor uma mudança de foco: sair da simples memorização de conteúdos, prática ainda recorrente, e avançar para avaliações que realmente considerem o desenvolvimento integral do aluno.

Um ponto que me fez repensar é sobre alinhar os objetivos de aprendizagem da disciplina com os critérios avaliativos utilizados”, pontuou o docente, ao reconhecer a importância de uma abordagem mais coerente e formativa no processo educacional.

Segundo a Chefe do Departamento de Apoio ao Ensino, Claudia Aparecida Prates, ações como essa contribuem para a valorização da prática educativa e para o fortalecimento da comunidade acadêmica, ao promoverem espaços contínuos de diálogo, troca de experiências e aprimoramento pedagógico.

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