Egressos do Campus Vilhena vencem VII Prêmio CAU/RO de TCC
Acadêmicos egressos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, obtêm destaque em ação de conselho regional. A VII edição do Prêmio CAU TCC, realizada em Cacoal pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo em Rondônia, em 19 de novembro de 2024, destacou os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de estudantes de Arquitetura e Urbanismo do estado de Rondônia. O evento, que tem como objetivo divulgar a produção acadêmica e reconhecer os melhores projetos, contou com a participação da professora Louise Cerqueira, representando o curso de Arquitetura e Urbanismo do IFRO Campus Vilhena.
Os egressos do curso de Arquitetura e Urbanismo demonstraram mais uma vez sua excelência, com três alunos premiados na categoria Urbanismo. O 1º lugar ficou com Geovanna de Souza Nunes, enquanto Luiz Eduardo Aguiar de Souza e Amanda Vuelma conquistaram 2º e 3º lugares, respectivamente. O IFRO tem participado do prêmio desde sua 5ª edição e, a cada ano, tem conquistado posições de destaque, consolidando a qualidade de sua formação.
Para a Professora Louise Cerqueira, a participação no concurso é uma oportunidade de valorizar o trabalho de seus alunos, além de proporcionar a visibilidade da produção acadêmica em nível estadual. Ela também ressalta o impacto positivo do prêmio, que tem incentivado os estudantes a desenvolverem projetos inovadores com um olhar atento para as questões sociais e urbanísticas da região.
Geovanna Nunes, vencedora do concurso, compartilhou sua experiência sobre o projeto “Praça do Povo”, desenvolvido para sua cidade natal, Pimenta Bueno. “Esse TCC foi mais do que um projeto acadêmico, foi uma forma de devolver à sociedade tudo o que aprendi ao longo dos cinco anos de formação. O objetivo foi criar um espaço de convivência e lazer para a comunidade, e ver esse trabalho reconhecido foi extremamente gratificante”, afirmou.
Além disso, Geovanna destaca a importância de concursos como o Prêmio CAU TCC para estimular os estudantes a aplicarem seus conhecimentos em benefício da sociedade. “Concursos como esse incentivam a união de técnica, criatividade e responsabilidade social, e é um privilégio poder fazer a diferença na vida das pessoas”, concluiu.
Os outros dois projetos premiados também têm forte impacto social e urbano. Luiz Eduardo Aguiar de Souza ficou com o 2º lugar com o projeto “Água e cidade: projeto urbano de recuperação e integração dos cursos d'água em Pimenta Bueno”, enquanto Amanda Souza Vuelma, em 3º lugar, apresentou “Um novo olhar para a cidade a partir da contemplação do ócio: estudo e proposta para a praça da Caixa d'água em Cabixi”.
A Professora Áurea Silva, orientadora de Geovanna e grande incentivadora do trabalho, reforçou a importância de orientar TCCs com propostas para o interior do estado, um gesto que representa não apenas a realização acadêmica, mas também o compromisso com o desenvolvimento das cidades de Rondônia.
6vilhena
Redes Sociais