Aulas do Curso de Assistente Terapêutico voltado para Autismo iniciam em Vilhena
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, deu início ao Curso de Assistente Terapêutico voltado para o autismo no dia 17 de setembro. A formação inédita na unidade tem como objetivo capacitar a comunidade para atuar na implementação de intervenções comportamentais para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
Com duração prevista de três meses, o curso é voltado à comunidade em geral, especialmente para aqueles interessados em aprender e atuar no acompanhamento terapêutico de autistas em diversos contextos, como família, escola e trabalho. A iniciativa visa suprir a crescente demanda por profissionais capacitados no atendimento terapêutico de pessoas com TEA, oferecendo conhecimentos práticos e teóricos essenciais para essa atuação.
Segundo a Coordenação do curso, a proposta é capacitar profissionais, estudantes, cuidadores e familiares para melhorar o suporte oferecido aos autistas, contribuindo diretamente para o seu desenvolvimento dentro de ambientes naturais. Entre os objetivos principais do curso está a formação de profissionais que poderão atuar diretamente no acompanhamento terapêutico de pessoas com autismo, promovendo intervenções que melhorem a qualidade de vida dos indivíduos assistidos e de suas famílias.
O curso também prepara os responsáveis por autistas a compreenderem as melhores práticas de intervenção, proporcionando maior autonomia e bem-estar aos seus familiares.
No dia 26 de setembro, ocorreu o primeiro encontro presencial, que marcou o início das atividades práticas do curso. O evento contou com a presença de servidores, professores e convidados especiais, como a Presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Vilhena (AMAVI), Karina Andrade, e a Advogada especializada em autismo, Camila Domingos Campos.
A abertura foi um momento de integração entre alunos e professores, e de destaque para a importância do trabalho em equipe no apoio às famílias e aos autistas. A Coordenadora do curso, Dinalva Barbosa da Silva Fernandes, ressalta que a criação dessa formação responde diretamente à grande demanda por profissionais capacitados na área de assistência terapêutica para autismo, tanto por parte de familiares quanto de profissionais que já atuam na área, mas buscam formalizar seus conhecimentos.
“Ajudar pessoas faz bem primeiramente a quem ajuda. O Assistente Terapêutico bem preparado não só auxilia o autista no desenvolvimento de habilidades, mas também na luta pelos direitos”, destaca a coordenadora.
A oferta do curso atende uma solicitação formalizada pela AMAVI, além disso, a coordenadora explicou que já existe uma grande demanda para expandir o curso no futuro, especialmente para a continuação da formação, para turmas mais específicas e formações voltadas apenas para habilidades de intervenção no ambiente escolar, para alimentação e para atividades práticas presenciais para alcançar o público com maior dificuldade tecnológica.
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