Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Aluna do Campus Vilhena apresenta estudo sobre negacionismo histórico no XIV CONNEPI

Publicado: Quarta, 02 de Outubro de 2024, 11h44 | Última atualização em Quarta, 02 de Outubro de 2024, 11h44 | Acessos: 142

LaísDurante o XIV Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), aluna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, apresentou estudo sobre negacionismo histórico. Laís Amaro da Luz Batista foi uma das representantes da unidade em Belém (PA), entre 27 e 29 de agosto de 2024.

O estudo, intitulado “Desconstruindo o Negacionismo Histórico e o Revisionismo Ideológico sobre a Ditadura Militar no Brasil no Ensino de História”, efetuou análise crítica das narrativas contemporâneas que distorcem os fatos históricos, particularmente no contexto da ditadura militar no Brasil. Além de Laís, a estudante Amara Liz Egler Cardoso (ambas do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) também colaborou na elaboração do estudo, que teve a Coordenação do Professor de História, Mauro Henrique Miranda de Alcântara.

 Segundo Mauro, a pesquisa se baseou em uma análise qualitativa de vídeos, documentários e publicações digitais produzidas pela Brasil Paralelo, complementada por revisão bibliográfica sobre teorias da memória e negacionismo histórico. As mídias selecionadas foram analisadas através de uma abordagem crítica de análise de discurso, auxiliando a metodologia empregada.

Durante a apresentação, Laís afirmou a importância de promover uma educação histórica que fomente o pensamento crítico e a análise rigorosa de fontes, especialmente em um cenário no qual plataformas digitais e redes sociais disseminam conteúdos que podem distorcer a compreensão dos eventos históricos. Segundo o estudo, a manipulação de fatos históricos por empresas com viés ideológico influencia de forma negativa a memória coletiva, especialmente entre os jovens. A pesquisa também propôs o uso de recursos audiovisuais, como vídeos educativos, para combater as distorções históricas e promover uma educação alinhada aos princípios do pensamento crítico.

Fim do conteúdo da página