Visando a alfabetização digital, Curso de Informática Básica para estudantes do Ensino Fundamental II tem resultados apresentados
A experiência do projeto de Alfabetização Digital, desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, foi apresentada no XIV Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), realizado em Belém (PA), entre os dias 27 e 29 de agosto de 2024.
A estudante do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Anne Luize Santos Ferreira, e o Coordenador Douglas Legramante representaram o projeto no evento, destacando o impacto positivo que a iniciativa gerou nos jovens participantes. Foram beneficiados com um curso de Informática Básica os estudantes do Ensino Fundamental II do Colégio Cívico-Militar Almirante Tamandaré. O foco foi capacitar jovens para o uso prático da tecnologia, além de promover uma vivência positiva com o aprendizado digital.
Já os ministrantes foram estudantes do 3º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, sob a coordenação do Professor Douglas. A turma, composta por 30 alunos, contou com 50 horas de treinamento em diversas áreas da informática, como softwares, ferramentas de produtividade e navegação segura na internet.
Conforme os coordenadores, a experiência foi transformadora e, ao término do curso, houve uma melhora significativa nas habilidades tecnológicas dos participantes. A experiência positiva foi estendida também aos estudantes do IFRO que atuaram como instrutores, proporcionando-lhes a oportunidade de aplicar na prática o conhecimento adquirido em sala de aula e desenvolver habilidades pedagógicas.
Para a Chefe do Departamento de Extensão, Maria Helena Ferrari, a apresentação destes resultados em um evento tão importante como o Connepi demonstra que o projeto não apenas atingiu seus objetivos locais, mas também ganhou relevância e reconhecimento em um cenário mais amplo de inovação educacional, ressaltando a importância da iniciativa e evidenciando seu potencial de impacto.
Maria Helena diz ainda que a ação reflete o compromisso social do IFRO em promover soluções que beneficiem a comunidade acadêmica e local, alinhando-se ao desenvolvimento de tecnologias que facilitam o dia a dia escolar. “O projeto também contribui para o letramento digital dos estudantes envolvidos, que desenvolveram habilidades técnicas valiosas em programação, automação e desenvolvimento de interfaces, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho e fortalecendo o papel da instituição como promotora da educação tecnológica inclusiva”, destacou.
Junto com Anne Luize Santos Ferreira, atuam os estudantes Marcos Vinicius Dutra e Karoline de Souza, que também contribuíram ativamente na aplicação do curso, consolidando a experiência de aprendizado, colaboração e transformação.
Redes Sociais