Projeto analisa mercado imobiliário de Vilhena com técnicas de Web Scraping

Publicado: Terça, 01 de Outubro de 2024, 17h40 | Última atualização em Terça, 01 de Outubro de 2024, 17h40 | Acessos: 25

JoãoEstudantes e professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, apresentaram uma pesquisa inovadora no XIV Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), realizado em Belém (PA). Intitulada “Análise de Dados do Mercado Imobiliário do Município de Vilhena-RO Utilizando Técnicas de Web Scraping”, foi desenvolvida pelos alunos João Vinícius Guimarães Vieira e Laís Amaro da Luz Batista, sob a coordenação dos Professores Bruno Rover Dal Pra e Douglas Legramante.

Segundo os coordenadores, Vilhena, município localizado no extremo sul de Rondônia, tem registrado um crescimento populacional acelerado que impulsiona seu mercado imobiliário com a criação de novos bairros e empreendimentos. No entanto, esse crescimento tem gerado desafios significativos ao desenvolvimento urbano, tornando a cidade um estudo de caso ideal para análises mais profundas. O projeto buscou entender melhor esse cenário dinâmico por meio de uma abordagem que envolve a coleta de dados on-line, utilizando a técnica de web scraping.

Descrita por Mitchell (2019) como “a arte de coletar informações da web automaticamente”, a técnica permitiu que os pesquisadores extraíssem informações relevantes sobre o mercado imobiliário de Vilhena diretamente dos principais sites de compra e venda de imóveis. A análise se concentrou em identificar padrões de valorização, tipos de imóveis mais demandados, além de localizar regiões com maior crescimento e áreas subutilizadas.

Entre os principais resultados, foi identificado o número de imóveis disponíveis nos sites imobiliários, juntamente com insights valiosos sobre a geolocalização desses imóveis e os fatores que afetam seus valores. O estudo também apontou a existência de vazios urbanos e áreas com maior potencial de desenvolvimento. A metodologia utilizada no projeto seguiu várias etapas, incluindo a identificação e seleção dos sites, a construção de algoritmos em Python – uma linguagem escolhida por sua versatilidade e vasto ecossistema de bibliotecas como Selenium e Pandas –, e a análise descritiva dos dados obtidos.

O uso dessas ferramentas permitiu a automação da coleta e a normalização dos dados para uma análise mais precisa. A apresentação do projeto no Connepi, feita por João Vinícius Guimarães Vieira e Douglas Legramante, foi bem recebida pela comunidade acadêmica, destacando a relevância da pesquisa tanto para o desenvolvimento urbano quanto para o avanço tecnológico em análises de mercado. Na avaliação dos pesquisadores, a iniciativa abre portas para o uso de técnicas semelhantes em outras regiões e propõe soluções para os desafios enfrentados por cidades em crescimento desordenado como Vilhena.