Estudante de Arquitetura do IFRO apresenta em Minas Gerais pesquisa sobre segurança viária com recorte no município de Vilhena

Publicado: Sexta, 30 de Agosto de 2024, 16h58 | Última atualização em Sexta, 30 de Agosto de 2024, 16h58 | Acessos: 215

Vilhena MGA estudante de Arquitetura Thaís Moreira Costa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, participou do Encontro de Sustentabilidade em Projeto (ENSUS 2024), realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, entre 7 e 9 de agosto. O evento, que reúne anualmente acadêmicos e profissionais das áreas de Arquitetura, Engenharia e Design, é focado na integração da sustentabilidade aos projetos e no desenvolvimento de soluções inovadoras.

Durante o evento, a estudante apresentou o artigo “Análise da Segurança Viária na Amazônia Ocidental: Um Estudo de Travessia de Pedestres e Ciclistas na Rodovia BR-364 na Cidade de Vilhena/RO”, decorrente de projeto de extensão desenvolvido no Campus Vilhena sob a coordenação do Professor Felipe Sérgio Bastos Jorge. A pesquisa teve como objetivo avaliar as condições de travessia em cinco principais cruzamentos da BR-364 com avenidas importantes em Vilhena, onde atualmente não há dispositivos de segurança adequados, como faixas de pedestres, passarelas ou semáforos.

Segundo os coordenadores do projeto, durante o estudo, que foi conduzido entre setembro de 2023 e fevereiro de 2024, foram realizadas análises documentais e levantamento de campo para identificar o fluxo de pedestres e ciclistas e registrar a ausência de infraestruturas de segurança. O resultado principal foi um mapeamento detalhado dos pontos críticos, evidenciando a necessidade urgente de intervenções urbanas para proteger os usuários da rodovia.

O Professor Felipe destacou a importância da pesquisa, que não só visa a melhorar a segurança viária, mas também contribui para a sustentabilidade urbana, reduzindo o impacto sobre a rede pública de saúde e promovendo uma melhor qualidade de vida. Ele ressaltou que a participação da acadêmica em um evento de prestígio nacional é um marco para o IFRO, colocando a instituição em destaque no cenário nacional.

Thaís falou da experiência enriquecedora de participar do evento, em que teve a oportunidade de ouvir e discutir ideias sobre projetos sustentáveis e políticas urbanas. Ela destacou a importância de aplicar os conhecimentos adquiridos na prática, especialmente em contextos de pequenas cidades como Vilhena, que enfrentam desafios específicos de mobilidade e segurança. Também mencionou a inspiração recebida ao observar o sistema viário em Belo Horizonte e como isso ampliou sua visão sobre sustentabilidade. A estudante expressou seu agradecimento aos orientadores Felipe Sérgio Bastos Jorge e Alexandre Saboia, aos colegas de curso pelo apoio acadêmico, e ao IFRO, que possibilitou sua participação no evento por meio de edital de divulgação científica.

“Esse tipo de pesquisa é de suma importância para a comunidade de Vilhena, uma vez que apresenta um problema de mobilidade e segurança que envolve todos aqueles que diariamente realizam esse tipo de travessia sem qualquer dispositivo de proteção, o que gera impactos no trânsito, além de sobrecarregar a rede pública de saúde em caso de acidentes. Pesquisas como essa podem subsidiar ações dos órgãos públicos de forma a tornar a cidade sustentável, uma vez que ela promove a qualidade de vida para seus cidadãos”, destacou Felipe.

• Vilhena-MG
  • Vilhena-MG1