Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estudantes do Campus Vilhena apresentarão projetos no CONNEPI

Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2024, 18h47 | Última atualização em Quinta, 11 de Julho de 2024, 18h48 | Acessos: 408

Campus Vilhena CONNEPI 3

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, teve 11 projetos aprovados no XIV Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI), que será realizado em Belém (PA), no período de 27 a 29 de agosto de 2024. Oito desses projetos serão apresentados no evento por seus alunos colaboradores (um representante por projeto), selecionados por meio do Edital nº 2/2024/REIT - PROPESP/IFRO, que concede auxílio financeiro para viabilizar a participação no evento.

Entre os selecionados estão Elias Moreira dos Santos, do 3º ano do curso técnico em Informática, com o projeto "Sistema automatizado de controle de alarme escolar"; Amara Liz Egler Cardoso, também do 3º ano de Informática, que apresentará o projeto "Dashboard para análise de desempenho acadêmico"; Anne Luize Santos Ferreira, do 3º ano de Informática, levará ao congresso o projeto "Alfabetização digital: resultados de um curso de informática básica para estudantes do ensino fundamental"; João Vinícius Guimarães Vieira, do 2º ano do curso técnico em Informática integrado ao ensino médio, apresentará seu trabalho "Análise de dados do mercado imobiliário do município de Vilhena utilizando técnicas de web scraping".

Além disso, Emylly Samylly César Gritti, do 3º ano do curso técnico em Informática integrado ao ensino médio, participará com o projeto "Encontro de Egressos: integração, reflexão e perspectivas para o curso técnico em informática"; Laís Amaro da Luz Batista, do 3º ano do curso técnico em Informática integrado ao ensino médio, representará o projeto "Desconstruindo o Negacionismo Histórico e o Revisionismo Ideológico sobre a Ditadura Militar no Brasil no Ensino de História"; Joana Araujo da Silva, do 6º período de Arquitetura e Urbanismo, participará do evento com o projeto “O ciclo é infinito: a compostagem como método de ensino e extensão no IFRO campus Vilhena”.

 Além destes, outros projetos do Campus foram aprovados no mesmo evento: “Projeto - Autonomia financeira e valorização para mulheres vítimas de violência conjugal no Cone Sul de Rondônia - por meio do Reúso com Arte, idealizado pela Professora Jaqueline Aida Ferrete e pelo acadêmico Sullivan da Silva e Silva; Projeto - Influência das queimadas na geração fotovoltaica, dos professores Sankeis Pacheco de Oliveira da Silva, Roberto Simplicio Guimarães e Valéria Arenhardt; Projeto - Laboratório de Robótica, do Professor Roberto Simplício Guimaraes; Projeto -  Introdução à robótica: um projeto de extensão e ensino para crianças, do Professor Wesden de Almeida Borges.

Laís Amaro, que apresentará o projeto "Desconstruindo o Negacionismo Histórico e o Revisionismo Ideológico sobre a Ditadura Militar no Brasil no Ensino de História",  destaca a importância da participação dos estudantes em projetos. “Acredito que os projetos são muito importantes para ajudar os alunos a se encontrarem, testarem novas possibilidades e ainda, ganharem um conhecimento que será fundamental na vida, sem contar a experiência que fica com a gente. Há vários anos eu já tenho em mente a área de atuação que pretendo seguir, então sempre procurei projetos que me ajudassem a entender mais esse campo, pois mesmo gostando da área, às vezes a conhecendo melhor as pessoas podem mudar de opinião. Porém, para mim, só concretizei meu pensamento de que história é a minha área. Sou eternamente grata pelas oportunidades de projetos que já participei, pois cada um me ensinou uma coisa que irei levar comigo para minha vida adulta. Estou esperançosa de que o evento proporcione muita troca de conhecimento, vivências e experiências. Todos os projetos que serão apresentados tem temáticas incríveis e podem mudar a forma como enxergamos o mundo. Espero sair do evento com muitos aprendizados e memória. A animação está a mil!”.

Para o Diretor-Geral do campus, Rodrigo Alécio Stiz, a participação dos estudantes em eventos como o CONNEPI é muito importante, tanto para os próprios alunos quanto para a instituição. “Para os estudantes, essa experiência representa uma oportunidade de apresentar suas pesquisas, receber feedback da comunidade acadêmica, ampliar suas redes de contato e vivenciar um ambiente de inovação e aprendizado. Além disso, participar de um congresso dessa magnitude pode abrir portas para futuras colaborações e oportunidades acadêmicas e profissionais. Para o campus, a aprovação dos projetos reflete a qualidade do ensino e a capacidade de alunos e professores desenvolverem soluções relevantes e impactantes para a sociedade, demonstrando o papel fundamental do IFRO na formação de profissionais preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e contribuir para o avanço da sociedade”, destaca o gestor.  

  • Amara_Liz
  • Anne_Luize
  • Campus_Vilhena_-_CONNEPI_1
  • Campus_Vilhena_-_CONNEPI_2
  • Campus_Vilhena_-_CONNEPI_3
  • Elias
  • Emylly_Samylly
  • Joana
  • João_Vinícius
  • Laís_Amaro
Fim do conteúdo da página