Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Campus Vilhena oferta oficina de compostagem de resíduos orgânicos residenciais  na Penitenciária Feminina e Semiaberto de Vilhena

Publicado: Terça, 25 de Junho de 2024, 10h12 | Última atualização em Terça, 25 de Junho de 2024, 10h20 | Acessos: 337

Campus Vilhena Compostagem 2

A Penitenciária Feminina e Semiaberto de Vilhena recebeu na última terça-feira, dia 18 de junho, a oficina denominada "Ciclo Infinito: compostagem de resíduos orgânicos residenciais". A formação foi ministrada pela Professora Regina Morão, do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Vilhena.

Regina explica que a escolha da temática ocorreu porque a sociedade atual vive um problema em relação à grande quantidade de resíduos que é depositado nos aterros sanitários e os problemas ambientais decorrentes deles. “É neste contexto que a compostagem emerge como uma alternativa para mitigar o acúmulo dos resíduos sólidos orgânicos, contribuindo também para a produção de adubo natural e biofertilizantes, insumos estes que podem ser usados em plantios ornamentais ou de hortaliças”, informa. 

A capacitação integra o Projeto de Extensão “Ciclo Infinito”, que propõe atividades de ensino e de extensão através da educação, da conscientização, da construção e da distribuição de 80 composteiras domésticas, por meio de oficinas em instituições públicas e privadas da cidade de Vilhena. “As composteiras beneficiarão em torno de, no mínimo, 300 pessoas não vulneráveis, considerando que cada composteira fará parte de uma família. O projeto pretende mobilizar o senso de comunidade através de uma tecnologia social de fácil replicação, pelo manejo simples e baixo custo”, destaca Regina.Campus Vilhena Compostagem

Maria Helena Ferrari, Chefe do Departamento de Extensão, fala da importância de desenvolver atividades na Penitenciária Feminina e Semiaberto de Vilhena. “Trata-se de um público que precisa, para além, de um olhar acolhedor”, reforça Maria Helena, salientando ainda a relevância do cumprimento com de responsabilidades por parte da Instituição Federal, enquanto Instituto Profissional e Tecnológico. “Pois, dessa forma, há consciência para a oferta de temáticas sociais e educacionais, mas, sempre visando à reinserção no mercado de trabalho, assim como o desenvolvimento intelectual dos participantes”. 

Fim do conteúdo da página