Campus Vilhena: iniciado curso de fruticultura no Assentamento Águas Claras

Publicado: Sexta, 17 de Mai de 2024, 19h03 | Última atualização em Sexta, 17 de Mai de 2024, 19h07 | Acessos: 249

Campus Vilhena Fruticultura 4

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, por meio da Formação Inicial e Continuada (FIC), está ofertando o curso de "Fruticultura", com o objetivo de capacitar os estudantes para atuarem na produção e manejo de frutas.

Para isso, é necessário a abordagem de temas como técnicas de cultivo, colheita, armazenamento, comercialização e aspectos relacionados à sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Assim, possui uma grade curricular que abrange disciplinas teóricas e práticas, incluindo aulas de biologia vegetal, fisiologia das plantas, nutrição e adubação, irrigação, controle de pragas e doenças, além de estágios em propriedades rurais e laboratórios de pesquisa.

O curso é ofertado na modalidade presencial no Assentamento Águas Claras, em Vilhena (RO), sob a coordenação de Silvia Brandão Pereira. Com uma turma de 28 participantes, as atividades foram iniciadas pela Professora Aline Fonseca do Nascimento, ministrante das disciplinas de "Introdução à Fruticultura", "Manejo aplicado à fruticultura" e "Produção de Mudas".

Segundo a Coordenadora do curso, Silvia Brandão Pereira, são muitos os motivos pelos quais fazer um curso de fruticultura pode ser benéfico, como adquirir conhecimento técnico, pois o curso de fruticultura oferecido pelo IFRO fornece sabedoria sobre o cultivo, manejo e produção de frutas, permitindo, assim, desenvolver habilidades específicas na área. “O que pode gerar melhoria na produtividade daqueles que já estão inseridos no negócio de agricultura. Além do mais, há a oportunidades de diversificação da carreira, porque com o aumento da demanda por frutas frescas e saudáveis, a fruticultura é uma área em crescimento que oferece oportunidades de carreira em diversas áreas, como produção, pesquisa, consultoria e ensino”, destaca.

Segundo a participante Leoneia Alvarenga Soares, tem sido muito produtivo e útil a realização do curso. Ela agradece a oportunidade única, pois nem sempre é possível, seja por motivos financeiros ou de oferta, aos pequenos produtores terem acesso a cursos que ensinam o manejo do campo.

Bioeconomia

O curso integra o Programa Bioeconomia, que visa ofertar cursos de qualificação profissional para trabalhadores em bioeconomia e cadeias produtivas e de valor da Amazônia Legal, nos termos do item 6.3.2 do Edital Setec/MEC 94/2022, a ser realizados prioritariamente para os assalariados rurais, mulheres responsáveis pela unidade familiar, indígenas, quilombolas e povos do campo, das águas e das florestas.

O Programa Bioeconomia é uma ação do Ministério da Educação para ampliar as oportunidades de formação e qualificação profissional de trabalhadores em Bioeconomia e cadeias produtivas e de valor para Amazônia Legal.

• Campus_Vilhena_-_Fruticultura
  • Campus_Vilhena_-_Fruticultura_1