Estudantes do Campus Vilhena realizam visita técnica ao Destacamento de Controle do Espaço Aéreo

Publicado: Segunda, 13 de Novembro de 2023, 10h11 | Última atualização em Segunda, 13 de Novembro de 2023, 10h12 | Acessos: 12333

Vilhena DTCEA 3Alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, realizaram Visita Técnica ao Destacamento de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA-VH). Participaram estudantes dos terceiros anos A e B do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, acompanhados dos Professores José Lucas Brandão Montes e Douglas Legramante.

Na avaliação dos docentes, a aprendizagem levada às turmas serviu para mostrar como o conhecimento em informática é altamente valioso em uma variedade de campos profissionais, tais como a aeronáutica, um campo complexo que incorpora diversas disciplinas, incluindo Engenharia, Física, Matemática e, evidentemente, a Informática. Compreender como a Informática é incorporada pode ajudar os alunos a identificar oportunidades de carreira em empresas aeroespaciais, agências governamentais de aviação e instituições de pesquisa. Podendo trabalhar no desenvolvimento de software para sistemas de controle de voo, projetar sistemas de segurança cibernética para a aviação ou contribuir para a análise de grandes conjuntos de dados de voo. Portanto, ao compreender como a Informática se insere nesse contexto, os estudantes puderam desenvolver uma compreensão mais profunda de como suas habilidades podem ser aplicadas em situações do mundo real.

A visita foi dia 25/10/2023, oferecendo oportunidade de os discentes conhecerem o aparato tecnológico, bem como o trabalho desenvolvido no gerenciamento de tráfego aéreo, defesa aérea, meteorologia aeronáutica, busca e salvamento, informações aeronáuticas e telecomunicações aeronáuticas. A visita complementa os conhecimentos da Disciplina Redes de Computadores. Conforme a ementa da disciplina, buscou-se conhecer os serviços desenvolvidos pelo órgão e as tecnologias utilizadas, além de compreender a importância da coleta, tratamento, manipulação e transmissão dos dados para os serviços aeronáuticos.

Para a estudante Alêssa Silva Peçanha, “foi incrível ver como há toda uma preparação por trás daquilo que estamos acostumados a ver, o Destacamento da Força Aérea em Vilhena não se limita ao cuidado em nosso município, vai muito além, desde um radar que pega Vilhena e região para controle de tráfego aéreo, como também dá apoio aos outros centros de vigilância aérea, e até mesmo a comunicação entre a central de controle e o piloto. Tudo isso para que haja uma fluidez do espaço aéreo brasileiro, de forma segura e contra aeronaves clandestinas”.

“Como aluna do Curso Técnico em Informática, destaco a estrutura de hardwares e softwares utilizados para que haja a fluidez de todo o trabalho, é incrível perceber o quão importante é o papel da tecnologia para a segurança nacional. De modo geral, foi gratificante entender o cotidiano deste local e das pessoas que estão ali, frente a frente, trabalhando arduamente para que a segurança aérea prevaleça. Em nome da minha turma agradeço ao Coordenador do Curso, Douglas Legramante, por ter tido a iniciativa de levar os alunos a conhecerem o DTCEA e ao professor José Lucas. Agradecimento especial ao Comandante Daniel Barbosa Neves e a toda a equipe do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo”, finaliza Alêssa.

• Vilhena-DTCEA_1
  • Vilhena-DTCEA_2