Iniciada no Campus Vilhena a 2ª turma de Corte e Costura voltada para o Vestuário
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, realizou a aula inaugural da segunda turma do curso de formação inicial em “Corte e Costura voltada para o vestuário”. A cerimônia foi no dia 25 de setembro, numa iniciativa do IFRO Campus Vilhena em parceria com a Prefeitura Municipal, para fomentar cursos de qualificação profissional na área do vestuário.
O curso é ofertado pelo Campus Vilhena no Centro do Idoso, espaço cedido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), e oferece 20 vagas para capacitar profissionais para atuarem nas empresas do vestuário ou empreenderem seu próprio negócio, contribuindo para o empoderamento da mulher e a geração de emprego e renda na comunidade local.
Para marcar o início do curso, foi realizada a abertura com a apresentação da equipe do IFRO, tendo a presença de professores parceiros e do Prefeito Flori Cordeiro de Miranda Junior. Na oportunidade o Prefeito de Vilhena destacou a importância de inserir a mulher no mercado de trabalho e a emancipação da geração de renda familiar.
A Chefe do Departamento de Extensão, Maria Helena Ferrari, explicou que o curso tem uma carga horária de 160h, e contará com aulas teóricas na modalidade EaD (a distância) e práticas. “Nesta segunda edição temos a parceria com a Prefeitura, que cedeu o espaço alocado para as máquinas, e custeará os insumos para execução do curso”. Ela acrescenta destaque à parceria com outras unidades da instituição: “ao IFRO Campus Ariquemes, que nos cedeu as disciplinas na modalidade EaD, que foi adequada à realidade vilhenense, e ao IFRO Campus Porto Velho Calama, que nos emprestou 12 máquinas do seu patrimônio”.
A Professora Maria Helena mostra ainda que para essa edição o projeto conta com 27 máquinas de costura com tecnologia de ponta. Uma máquina para cada cursista, o que possibilita que cada uma desenvolva as habilidades de costura no seu tempo, praticando mais e aperfeiçoando suas peças. Ela chama a atenção que para o próximo ano a pretensão é ofertar 2 turmas pelo Programa Empoderamento da Mulher, e 2 turmas em parceria com a Prefeitura.
Ao final das apresentações na aula inaugural, as alunas tiveram o início das aulas com a disciplina de relações interpessoais e a ambientação da plataforma Moodle, onde as aulas teóricas serão ministradas.
Redes Sociais