Projeto de Teatro IFRO em Cena inicia as atividades em Vilhena

Publicado: Quarta, 05 de Abril de 2023, 12h20 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2023, 12h21 | Acessos: 179156

Teatro Vilhena1O Projeto de Teatro IFRO em Cena iniciou suas atividades em 23 de março, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Vilhena. Previsto para ser realizado durante todo o ano, o projeto conta com a participação de estudantes dos cursos técnicos integrados e oferece oficinas para desenvolver habilidades em expressão corporal, teatro e artes cênicas.

A Pedagoga Cláudia Aparecida Prates, Coordenadora do projeto, explicou que, além de constituir um grupo de teatro com os estudantes do ensino médio do campus, o projeto tem outros objetivos: “despertar, orientar e incentivar o desenvolvimento da linguagem artística, criatividade, capacidade de análise crítica, intuição e motivação. As oficinas visam a proporcionar vivências na área das artes cênicas por meio de estudos teóricos e prática de teatro. Além disso, os estudantes terão a oportunidade de investigar o espaço cênico, trabalhar movimento corporal, expressão vocal e rítmica, bem como aprender sobre os elementos que compõem o cenário, figurino, iluminação e sonoplastia”.

Além de Cláudia, o projeto tem a colaboração dos docentes Fabiani Maroneze, Camila Ferreira Abrão e Rodrigo Simões, além da Técnica de Laboratório, Lucinéia Pacheco. Também colaboram três estudantes voluntárias do 2º ano de Informática: Amanda Borges, Laís Pinheiro e Bruna Pinheiro.

Sobre suas motivações para participar do projeto, Amanda diz acreditar que “projetos culturais como esse, ainda mais sendo de teatro, são de extrema importância para a formação dos alunos, não necessariamente academicamente falando, mas em relação às suas personalidades, etc. O pouco contato que tive com o teatro durante o primeiro ano me fez perder muita timidez, me sentir relaxada com apresentações em sala de aula, além de mostrar algo que eu não sabia que gostava tanto, que é atuar. O projeto, até então, está sendo muito legal. As aulas e as dinâmicas são divertidas, além da interação com os alunos, é claro, que também é muito boa”.

Já para Bruna, “o projeto está sendo muito importante para descobrirmos novos talentos, além de preparar as pessoas para várias situações cotidianas. Estamos trabalhando principalmente, improviso, expressão corporal e facial através de dinâmicas, o que ajuda muito no teatro, mas principalmente no mercado de trabalho, que é onde encontramos várias situações em que devemos estar preparados.”

Laís acrescenta outras oportunidades vivenciadas através do projeto. “Além da preparação para o mercado de trabalho, também desenvolvemos a autoestima, algo que estamos começando a enxergar progresso. Espero que este projeto ajude os estudantes a perceberem seu valor, e contribua nos diversos desafios que encontramos no cotidiano”, conta a aluna.

Sobre o Projeto de Extensão – “IFRO em Cena”

O Projeto de Extensão “IFRO em Cena” foi iniciado em 2016 e, desde o início, foram realizadas diversas apresentações do grupo. Entre elas, destaca-se a participação na abertura do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex/IFRO) e a apresentação de uma peça no Teatro Municipal em Porto Velho-RO, dentre várias outras apresentações de peças teatrais em eventos e atividades do Campus Vilhena em comemorações e datas especiais. Depois de alguns anos inativo, o projeto de Teatro IFRO em Cena retomou suas atividades em 2023, reiniciando em março.

“O teatro, como uma proposta de trabalho, envolve o encontro de ideias, desenvolve práticas de cooperação, capacidades sociabilizadoras e proporciona a ampliação da percepção do processo de cada um em suas correlações artísticas e estéticas. Visa a contribuir para a popularização da arte, aproximando-a da leitura, literatura e questões artístico-culturais. O teatro tem potencial para o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que estimula a criatividade, a interdisciplinaridade, o trabalho coletivo e a pesquisa, colaborando para a formação do estudante, possibilitando o desenvolvimento de aspectos sociais, afetivos, éticos e cognitivos, ao mesmo tempo em que reflete e relaciona as questões que envolvem o seu cotidiano com a realidade social mais ampla”, finaliza Cláudia Prates.

• Teatro-Vilhena1
  • Teatro-Vilhena2