Alunos e servidores do Campus Vilhena têm acesso às normas técnicas da ABNT

Publicado: Quinta, 30 de Março de 2023, 07h24 | Última atualização em Quinta, 18 de Julho de 2024, 13h46 | Acessos: 90045

Vilhena ABNTO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, renovou o contrato com o serviço via web para acesso à coleção completa das Normas Técnicas Brasileiras (NBRs) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o acesso à coleção completa das Normas Técnicas da Associação Mercosul de Normalização (AMN).

A contratação foi firmada pela primeira vez em 2020, por demanda das coordenações de curso no Campus Vilhena, para que alunos e servidores do IFRO tenham acesso às normas ABNT e AMN em uma única plataforma. O acesso é disponível exclusivamente através da rede de internet do campus.

Professor de disciplinas na área de Mecânica, Eduardo Deliza explicou que “a contratação das Normas Técnicas da ABNT pelo IFRO é de grande valia para toda a comunidade acadêmica, uma vez que elas são muito importantes para conduzir e garantir que a produção científica seja confiável e organizada”.

Eduardo enfatizou ainda que devido às ações de ensino, pesquisa e extensão do IFRO, “frequentemente os estudantes têm a oportunidade de participar de eventos e apresentar suas produções científicas (resumos, artigos, livros, entre outros), sendo imprescindível o uso das normas ABNT. Mas normas da ABNT vão além, tratam desde a formatação de trabalhos científicos até diretrizes para as áreas técnicas em geral, trazendo uma série de regras, padrões e modelos específicos, inclusive com relação aos cursos técnicos oferecidos no IFRO Campus Vilhena (Edificações, Eletromecânica e Informática), permitindo um uso comum e metodológico de produtos e processos. Ressalta-se que as Normas Técnicas são baseadas em estudos consolidados da ciência, tecnologia e experiência acumulada e, portanto, a ABNT revisa e atualiza suas normas periodicamente, de forma a melhor atender toda a comunidade”.

As normas estabelecem padrões de qualidade e segurança, eficiência e respeito ambiental para diversas áreas, tanto para produtos quanto para serviços, por isso, o acesso a estas normas alicerça o ensino técnico e profissional, contribuindo para a formação de profissionais cada vez mais bem preparados. Os estudantes e servidores que desejarem acesso os documentos da ABNT devem solicitar informações de usuário e senha na Biblioteca do campus. Para acessar a ABNT Coleção, clique neste link: https://www.abntcolecao.com.br/default.aspx.