Alunos do Campus Vilhena realizam visita técnica em Minas Gerais

Publicado: Quarta, 10 de Agosto de 2016, 11h11 | Última atualização em Quinta, 08 de Março de 2018, 18h20 | Acessos: 2370

Visita técnica campus VilhenaAlunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, realizaram entre o fim de julho e início de agosto uma visita técnica no estado de Minas Gerais. Trinta estudantes dos cursos técnicos em Edificações, Eletromecânica e informática, integrados ao ensino médio, visitaram os municípios de Belo Horizonte e Ouro Preto. A visita foi acompanhada por professores de diversas disciplinas do campus e objetivou ampliar os conhecimentos dos discentes em múltiplas áreas.

A visita, organizada desde fevereiro de 2016, contou com paradas estratégicas ao longo do caminho para o pernoite em outros Institutos Federais, como o IFMT (Campus São Vicente), o IFG (Campus Itumbiara) e o IFMG (Campus Santa Luzia).

Segundo a coordenadora da visita, professora Marisa Rodrigues de Lima, os objetivos da visita foram alcançados. “Ao organizarmos a visita técnica imaginamos colher resultados em disciplinas diversas, como física, matemática, geografia e história. Para nossa surpresa verificamos nos depoimentos dos alunos que o objetivo foi superado. Percebemos um aprendizado intenso nas disciplinas técnicas e ampliação de visão de mundo, gerando conhecimento cultural e artístico”, relatou.

Belo Horizonte

A agenda de visitas foi extensa, com paradas na capital de Minas Gerais e em cidades do interior. Os alunos visitaram o Parque Tecnológico de Belo Horizonte, que fomenta a competitividade da indústria nacional a partir do desenvolvimento tecnológico de ponta e como plataforma para transferência de tecnologia e geração de sociedades empresariais.

Em seguida, os alunos se dirigiram ao Centro de Tecnologias em Nanotubos de carbono e grafeno, onde são realizadas pesquisas com polímeros e com concreto enriquecidos com nanotubos de carbono, com a finalidade de aumentar a resistência desses materiais para construção civil e emprego em tubos de alta resistência para retirada de petróleo no pré-sal.

A caravana ainda visitou o Museu de Arte da Pampulha (MAP), projetado por Oscar Niemeyer e situado à beira da Lagoa da Pampulha. Na oportunidade, os alunos foram entrevistados pelo jornal Estado de Minas. Na entrevista os mesmos narraram a importância e o fascínio do “Primeiro Olhar”. “Foi uma experiência inédita, não imaginava que poderia extrair tantas coisas novas em tão pouco tempo”, afirmou o aluno Antônio Carlos Simonato Junior, do 2º ano do curso de Eletromecânica.

Ouro Preto

Outro local visitado pelos estudantes foi a Escola de Minas, situada no município de Ouro Preto, primeira universidade do país que conta com museu de história natural, museu de geologia sala de mineralogia, sala interativa de física e observatório astronômico. “Ter a oportunidade de participar dessa visita técnica foi uma experiência única [...] muito da história brasileira estava ali [Ouro Preto]. Foi maravilhoso, ampliei horizontes em todos os sentidos’, disse a aluna do 3º ano do curso de Informática, Keuren Cristina Silva.

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) também foi visitada pelos estudantes, que tiveram uma aula no laboratório de física sobre cristais naturais e artificiais e onde os mesmos podem ser aplicados. Ainda na universidade, os estudantes dialogaram e trocaram experiências com acadêmicos do curso de Matemática.

Já no Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Ouro Preto, a visita foi ao laboratório de Geografia, onde os discentes conheceram o laboratório de solos, observando equipamentos como prensas, alto fornos, medidores de acidez do solo, além de entrarem em contato com uma pesquisa destinada a aproveitar os rejeitos do rompimento da barragem de Mariana, com o fim de produzir canalizadores.

Ainda em Ouro Preto os estudantes visitaram o Museu Casa dos Contos, que já fora destinado ao recolhimento de impostos, à prisão de Inconfidentes e sede da "Administração e Contabilidade Pública da Capitania de Minas Gerais". O passeio contou ainda com visitação a três igrejas com estilo barroco: Igreja do Pilar, Igreja de São Francisco e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

Mariana

A visita técnica se estendeu ao município de Mariana, local em que os discentes conheceram a denominada Mina de Passagem, com 120 metros de profundidade, fundada no início do século XVIII e de onde foram retiradas aproximadamente 35 toneladas de ouro. “A viagem foi algo que contribuiu muito para o acréscimo de conhecimentos em minha vida (...) estou grato de ter participado”, externalizou o aluno Thiago Proenço, do 2º A, eletromecânica.