Obras artísticas de alunos do Campus Vilhena são expostas na Fundação Cultural municipal

Publicado: Terça, 11 de Outubro de 2022, 12h04 | Última atualização em Terça, 11 de Outubro de 2022, 12h05 | Acessos: 178200

Campus Vilhena exposição de obras artísticas 2

O Instituto Federal de Rondônia (IFRO) -  Campus Vilhena realizou, no período de 27 a 29 de setembro, na Fundação Cultural de Vilhena, a exposição de uma seleção de obras artísticas produzida por alunos da unidade a partir do ano de 2012. Esta é uma experiência inédita para o campus e foi viabilizada por meio de um projeto de extensão coordenado pela professora da disciplina de artes, Fabiani Maroneze.

O projeto tem como proposição a divulgação, a valorização e a conscientização do público para com a produção artística dos discentes do campus, para fomentar a educação estética significativa através da exposição dos trabalhos artísticos, visto que a disciplina de arte e suas práticas aprimoram o despertar dos sentidos e sensações, a interpretação e amplia o olhar do espectador.

A mostra foi aberta para visitação pública e contemplou variados trabalhos artísticos produzidos pelos estudantes do campus durante as aulas de arte, como mandalas, desenhos a lápis grafite, mosaicos, padrões geométricos, colagens, desenhos de observação, produções com fios, origamis e diversas técnicas de pintura.

Fabiani explicou que “propomos esta mostra artística em ambiente externo para que aproxime a comunidade vilhenense da comunidade acadêmica do Campus Vilhena, proporcionando reconhecimento das atividades artísticas produzidas com a finalidade de dar visibilidade e valorizar as mesmas, ao mesmo tempo revelando aos discentes uma experiência significativa de conhecer e vivenciar um ambiente que faz a conexão entre as linguagens artísticas e o público”.

Fabiani também disse que a exibição da produção artística dos discentes é uma etapa importante no processo de aprendizagem, que incentiva a troca de experiências e estimula o fazer artístico. “A disciplina de arte trabalha e desenvolve a criatividade e a imaginação, utilizando as expressões artísticas, possibilitando ao aluno a oportunidade de se expressar através da pintura, dança, teatro, música, desenhos, levando para esses trabalhos as suas vivências e sentimentos. Ver o trabalho exposto faz com que o discente se sinta parte integrante do espaço que ocupa e socialize com o público acadêmico e a comunidade externa os conhecimentos que foram adquiridos durante o processo de produção das atividades artísticas, sendo oportuno, portanto, para a construção da identidade de cada discente, destacou.

• Campus_Vilhena_-_exposição_de_obras_artísticas_1
  • Campus_Vilhena_-_exposição_de_obras_artísticas_2