Arraial do IFRO Campus Vilhena movimentou a comunidade acadêmica

Publicado: Sexta, 09 de Setembro de 2022, 12h27 | Última atualização em Sexta, 09 de Setembro de 2022, 12h27 | Acessos: 185392

9 9Vilhena JuninaO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, realizou no dia 3 de setembro o seu tradicional Arraial, após dois anos sem a festividade em razão da pandemia da covid-19. A festa aconteceu nas dependências do campus e abriu as portas a toda a comunidade vilhenense, sendo também um momento de integrar a comunidade externa e a instituição. “É uma oportunidade para atrair a atenção de inúmeras pessoas que, de outra forma, talvez não viessem ao campus para conhecer a estrutura e atividades realizadas”, disse Wagner Silva Ferreira Filho, presidente da comissão.

Para os estudantes, o evento possibilitou momentos de integração, por meio da organização do arraial, promovendo também a percepção da importância do trabalho em equipe e fomentando o espírito empreendedor. Antes do dia do festejo, os discentes participaram dos ensaios das danças típicas e de momentos de formação com a professora da disciplina de Artes, com o intuito de promover o conhecimento acerca da cultura popular brasileira e das festividades tipicamente juninas.

Nas barracas, os presentes puderam degustar comidas e bebidas típicas, como quentão sem álcool, vatapá, bolo de milho, canjica, maçã do amor e diversas outras. Brincadeiras também foram preparadas para divertir crianças, jovens e adultos, como pescaria, pula-pula, brinquedos infláveis e touro mecânico. Toda a responsabilidade pelas barracas ficou a cargo das turmas concluintes, oportunizando aos estudantes a chance de arrecadarem dinheiro para a formatura por meio das vendas.

Isabelee Poggere Luiz, do 3º ano do Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio, contou que foi preciso conciliar tarefas e trabalhos com a organização das barracas. “Vi que os alunos se esforçaram e batalharam muito para que as barracas e os alimentos servidos estivessem bons. Gostei de ver todos se ajudando, principalmente os terceiros anos, que ficaram à frente das barracas e das vendas. Todos deram o máximo de si para realizar o evento, que foi ótimo graças a todos os envolvidos e também a população que veio nos prestigiar”.

Sob a coordenação da Professora de Artes, Fabiani Maroneze, o espaço foi decorado com a colaboração de alunos, funcionários terceirizados e servidores do campus. A arena de dança foi palco para apresentações do Grupo “Ritmo, Movimento e Arte – RIMOAR”, do Campus Vilhena, e também pelo grupo da terceira idade em Vilhena. Várias quadrilhas se apresentaram, envolvendo nas apresentações alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e de graduações.

Um dos momentos que marcaram esta edição do Arraial do IFRO Campus Vilhena foi a quadrilha improvisada, em que todos os presentes foram convidados a participar, envolvendo mais de 40 pares, de todas as idades, que tiveram a oportunidade de se divertir e celebrar a cultura popular brasileira através da dança. José Luciano Mendes Júnior, estudante do Curso Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio, contou que a sua parte favorita da festa foram as danças. “Aprendi que temos que trabalhar em equipe para tudo dar certo, do mesmo jeito que trabalhamos para que a festa fosse realizada. Eu sempre vou lembrar dessa festa, porque foi a minha última como aluno do campus”, completou.