Oficinas Poemáticas preparam estudantes e servidores para publicação de novo livro

Publicado: Quinta, 08 de Setembro de 2022, 18h10 | Última atualização em Quinta, 08 de Setembro de 2022, 18h11 | Acessos: 104874

Campus Vilhena Oficina de Escrita

No Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Vilhena, estudantes e servidores estão participando da “Oficina de Escrita Criativa e Declamação de Poemas”, que tem como objetivo estimular a expressão através da linguagem poética. As obras escritas durante as oficinas serão publicadas em um livro que também contará com poemas de poetas convidados, brasileiros e estrangeiros.

A oficina é uma ação integrada ao projeto de ensino “É Tempo de Florescer”, voltado para conscientizar sobre a importância do cuidado com a saúde mental, permitindo ao discente refletir sobre si e sobre o mundo que o rodeia, podendo, assim, construir novas possibilidades de viver pautadas em bem-estar e felicidade.

Coordenadora da oficina, a professora Rosa Gonçalves explicou que também são objetivos “oportunizar a leitura, a memorização e a recitação de textos poéticos, a fim de que tais práticas propiciem conhecimento, desenvolvam a oralidade, desempenho da memória, a expressão artística e a autoconfiança nas interações em sociedade”.

Este será o segundo livro de poemas publicado a partir do projeto “É Tempo de Florescer”. No ano de 2021, o livro teve como título: “Poesia Sou Poema Estou”, e deverá ser lançado nas próximas semanas. Neste ano o tema das oficinas é “A arte do Recomeço”, escolhido a partir de uma conversa com as psicólogas do campus no início do ano letivo, reforçando a concepção de que, após o distanciamento imposto pela pandemia, em 2022 estamos vivendo não um retorno às atividades, mas um recomeço.

O título do livro surgirá com o decorrer das oficinas, e será escolhido pelo grupo dos participantes. A dinâmica da oficina consiste tanto na explanação das questões teóricas, como a diferença entre poema e poesia, as formas livres e fixas (aldravia, tautograma, soneto, rondó, rondel, entre outras), como também na declamação e escrita de poemas, individual e coletivamente, com o apoio dos coordenadores para “lapidar” a escrita. “O poema é construído, mas precisa ser lapidado, é como se fosse uma pedra preciosa, mesmo, que para que atinja o seu máximo potencial precisa passar por todo um processo de lapidação”, disse Rosa.

A oficina é coordenada pela professora Rosa Maria da Silva Gonçalves e conta com a colaboração dos servidores Airton de Lima, Claudia Prates, Elaine Carrijo, Elaine Nichio, Gilberto da Silva, Heloísa de Miranda, Marcel Emeric, Maria Helena, Moisés José, Paulo Severino e Wesler Vailant.

Os próximos encontros são ofertados nos turnos matutino e vespertino, previstos para os dias 30/09 e 21/10. Aos servidores e estudantes interessados, até o dia 20 de setembro é possível se inscrever por meio do formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSedAh5Zz0DjWaeHiO3kQnOfyiSvlTiHxgWhaf4pBYhzIuOS_Q/viewform