Campus Vilhena fará o lançamento do livro “Poesia Sou Poema Estou”

Publicado: Terça, 06 de Setembro de 2022, 12h23 | Última atualização em Terça, 06 de Setembro de 2022, 12h23 | Acessos: 60535

6 9Vilhena PoesiaDesde 2019, todos os anos, durante os meses de setembro e outubro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena desenvolve o projeto “É Tempo de Florescer”, um projeto multidisciplinar voltado para conscientizar sobre a importância do cuidado com a saúde mental, permitindo ao discente refletir sobre si e sobre o mundo que o rodeia, podendo, assim, construir novas possibilidades de viver pautadas em bem-estar e felicidade.

Nos últimos dois anos, o projeto se reinventou para superar as limitações do distanciamento impostas pela pandemia de covid-19, e no ano de 2021, dentre as ações desenvolvidas, foram realizadas oficinas poemáticas, de onde brotou a coletânea “Poesia Sou Poema Estou” (em vias de publicação), composta por poemas de estudantes, servidores(as) e convidados(as).

O lançamento do livro está previsto para outubro ou novembro, e o projeto fará a aquisição de 120 exemplares que serão doados a bibliotecas de escolas em Vilhena e no estado de Rondônia. Até dia 15 de setembro, a pré-venda está liberada no valor de R$ 12,50 para residentes em Vilhena, e de R$ 22,50 para residentes em outros municípios por acréscimo do frete.

Conforme uma das organizadoras da publicação, a Professora de Língua Portuguesa do IFRO Vilhena, Rosa Maria da Silva Gonçalves: “os(as) organizadores(as) da antologia não receberão nenhum valor dos livros vendidos. Esse montante é referente ao valor de custo da Editora “Edições e Publicações”. Inclusive, nós também adquiriremos exemplares do livro. Para nós, servidores(as) do IFRO Campus Vilhena, essa atividade é por demais gratificante, uma vez que os nossos jovens estudantes têm a oportunidade de publicação dos seus poemas, frutos das nossas ações, em uma renomada coletânea composta por poetas consagrados dentro e fora do Brasil. Visualizamos essa proposta como um passo na criação da identidade poemática vilhenense. Agradecemos por colaborarem conosco na execução desse sonho que se transforma em realidade”.

Para adquirir exemplares durante a pré-venda, é necessário entrar em contato com a poetisa Ana Angélica, da editora “Edições e Publicações”, até o dia 15 de setembro, por meio do WhatsApp (14) 98135-6252. Sobre o Projeto É Tempo de Florescer, a Coordenadora do projeto em 2021, Licimara Nicola, ressalta que “o mês de setembro é marcado pelo início da primavera, uma estação cheia de cores e perfumes, onde a natureza demonstra toda a sua capacidade de renovação. Esse mês compõe, ao mesmo tempo, o calendário de campanhas do Ministério da Saúde, cujo enfoque é a prevenção ao suicídio – Setembro Amarelo. Dessa forma, o colorido da primavera acaba, muitas vezes, sendo encoberto pela escuridão da tristeza. Propomos que o mês de setembro seja ressignificado como um período de possibilidades de refazer a si mesmo e de encontrar alternativas novas de viver, de florescer, de ressignificar o cuidado da saúde mental, através de ações que promovam autocuidado, reflexão e otimismo como motivadores em momentos de crise, visando auxiliar na conscientização de uma forma mais leve e assertiva”.