Jogos Interclasses promovem a prática esportiva no Campus Vilhena

Publicado: Quinta, 18 de Agosto de 2022, 11h03 | Última atualização em Quinta, 18 de Agosto de 2022, 11h06 | Acessos: 78440

Campus Vilhena Jogos Interclasses 7

No período de 4 a 6 de agosto, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, foram realizados os jogos interclasses entre os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Organizado pela primeira vez após o período da pandemia, os jogos têm como principal objetivo a integração e a mobilização dos estudantes a partir da prática esportiva.

Coordenador da comissão organizadora, o Professor de Educação Física Paulo Severino enfatizou que “muito mais do que a vitória, os jogos têm uma função pedagógica de contribuir na construção de valores importantes para a convivência em sociedade. Respeito, companheirismo, superação, proatividade e adequação às regras são valores que o esporte possibilita o desenvolvimento”.

Os estudantes puderam participar de competições em diversas modalidades: atletismo, badminton, basquete, futmesa, futsal, handebol, jogos eletrônicos, luta, natação, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez. “A diversidade de modalidades dos jogos partiu de uma ideia que vem ganhando força há alguns anos: colocar mais modalidades nos jogos interclasses, que possibilitem a inclusão de mais estudantes, uma vez que a diversidade garante o acesso não apenas de quem pratica modalidades coletivas”, disse Paulo.

A competição premiou os vencedores de cada modalidade, mas também foram criadas outras categorias visando reforçar valores que são importantes para o processo de ensino e aprendizagem, como o Troféu FairPlay, para quem participou de forma limpa, justa e cortês, respeitando as regras e os colegas. O Prêmio Solidariedade reconheceu quem conseguiu, no decorrer da competição, ser solidário aos colegas e construir uma ação positiva de empatia, e o Prêmio Superação, para o estudante que conseguiu se destacar não por ser o mais habilidoso, mas participar mesmo dentro de suas dificuldades e estar se envolvendo e curtindo o processo dentro das suas possibilidades.

Recebeu o Prêmio Melhor Torcedor quem conseguiu agitar a galera e torcer de forma saudável, motivando os colegas e contribuindo para o espírito desportivo na competição, enquanto o Prêmio Destaque na Organização foi destinado para aquele estudante que esteve junto no processo contribuindo na construção dos jogos.

Para Eliza Victória Mühl Oliveira, estudante do terceiro ano do curso técnico em edificações, o esporte é muito importante. “Desde criança sempre me interessei em praticar esportes por vontade própria e por incentivo do meu pai, principalmente na modalidade de Futsal. Considero a prática esportiva muito importante pelo entretenimento que proporciona, mas também por ser muito bom para a saúde, fazendo que não nos tornemos pessoas sedentárias. Enfim, esporte para mim é lazer, é viver! O que eu mais gostei como participante do interclasses foi a interação entre os alunos, os momentos de descontração que ocorreram de maneira organizada e divertida”, comentou.

A organização foi pensada para ser o mais democrática possível, envolvendo os alunos em todo o processo. “Foi um formato que ajudou bastante, inclusive porque tivemos a ajuda de vários estudantes. Destaco especialmente o Grêmio Estudantil, que organizou a abertura dos jogos, os estudantes do 2º ano A de Eletromecânica que construíram uma mesa de futmesa e ajudaram na organização da modalidade, além dos muitos outros alunos que contribuíram durante a execução das competições”, finalizou Paulo.

• Campus_Vilhena_-_Jogos_Interclasses_1
  • Campus_Vilhena_-_Jogos_Interclasses_10