Projeto “English for Kids” proporciona aprendizado de língua inglesa para crianças

Publicado: Sexta, 12 de Agosto de 2022, 18h27 | Última atualização em Sexta, 12 de Agosto de 2022, 18h42 | Acessos: 76755

Campus Vilhena English for kids 6

No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, o projeto de extensão “English for Kids: Potencializando os Protagonistas do Futuro”, coordenado pela Professora Maria Helena Ferrari, objetiva que estudantes da rede pública de ensino possam aprender língua inglesa gratuitamente. Foram ofertadas 30 vagas e a carga horária do curso compreende 40 horas a ser executada no período de agosto a dezembro, com duas horas semanais presenciais nas dependências do Campus Vilhena.

Estão participando do projeto crianças com idades entre nove e dez anos, matriculadas no ensino fundamental I, público para o qual a língua inglesa ainda não é inserida na grade curricular. O projeto tem a colaboração das estudantes bolsistas Isabelly Kanopp e Grazziely Boing, ambas do Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio, e tem como principais objetivos promover a abertura para o desenvolvimento de outros conhecimentos e vivências com a língua, principalmente no que tange à aprendizagem de uma nova cultura, além de ensinar a língua mais falada no mundo.

Este projeto está sendo executado pela terceira vez. Na primeira edição, em 2019, foram beneficiadas 20 crianças no município de Cabixi. Na segunda edição, que ocorreu de forma virtual no período da pandemia, contemplou 30 crianças das escolas municipais de Vilhena. O curso será pautado em uma metodologia sociointeracionista, lúdica, elaborada por eixos temáticos, cujas atividades ocorrerão no Ambiente de Aprendizagem do Centro de Inovação Tecnológica do IFRO e no laboratório de Informática. “Acreditamos que, ao potencializarmos o uso língua inglesa em ambientes diferentes aos de educação tradicional, elevaremos o desenvolvimento do pensamento computacional, de competências-chaves para o contexto atual, como responsabilidade, liderança, proatividade, persistência, planejamento e criatividade”, enfatizou Maria Helena.

“O curso é só um começo! O lema ‘Potencializando os Protagonistas do Futuro’ faz alusão ao cumprimento do papel da qualidade da Educação frente à Agenda 2030. Durante o curso, além de ensinar inglês, desenvolveremos habilidades que envolvem trabalho em equipe, respeito, empreendedorismo, comunicação e outras. Enquanto pesquisadora da área do Ensino de Línguas pelo grupo GPeL – Grupo de Pesquisa em Linguagens, após a participação no Intercâmbio para Finlândia em 2021, senti que esse projeto de ensino integrado à extensão podia ser potencializado com estratégias de aprendizagem ativas voltadas para o cumprimento da Agenda 2030”, completou Maria Helena.

• Campus_Vilhena_-_English_for_kids_1
  • Campus_Vilhena_-_English_for_kids_2