Semana pedagógica marca o início do segundo semestre no Campus Vilhena

Publicado: Sexta, 12 de Agosto de 2022, 15h51 | Última atualização em Sexta, 12 de Agosto de 2022, 15h56 | Acessos: 40535

Campus Vilhena Semana Pedagógica 6

Com o objetivo de analisar, discutir e planejar ações integradoras, o Departamento de apoio ao Ensino (Dape) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, juntamente com a equipe pedagógica e alguns professores, realizou a semana pedagógica no período de 21 a 26 de julho, marcando também o início do segundo semestre do ano letivo de 2022.

De acordo com o Chefe do Dape, Marcos Pinheiro, docentes e técnicos administrativos ligados ao ensino participaram do evento, cuja proposta foi construída com base nas demandas levantadas pelos docentes e pelas coordenações de cursos nas reuniões setoriais do primeiro semestre.

Além dos momentos de planejamento individual e coletivo, a programação contou com roda de conversa com a Psicóloga Aline Moraes, palestra sobre o Saber Integrado, reuniões dos colegiados de curso e socialização de atividades interdisciplinares realizadas no início do ano, dentre outras atividades.

A Supervisora Claudia Prates deu mais detalhes: “No primeiro dia, as atividades de acolhimento tiveram uma abordagem mais reflexiva. Tivemos apresentação cultural, mas também a escrita de expectativas para o restante do ano, que serão lidas no início do próximo ano, como uma cápsula do tempo. A caça ao tesouro tinha pistas espalhadas pelo campus e também no parque ambiental, e proporcionou momentos descontraídos e outros aprendizados que foram refletidos em conjunto com todos os participantes”, elencou.

Para a Professora de Língua Espanhola Heloísa Miranda, a parte que mais marcou foi a caça ao tesouro. “Foi uma atividade que eu nunca tinha realizado. Foi desenvolvida em equipe, de modo que a cada nova pista encontrada, toda a equipe precisava se reunir no local e tirar uma foto juntos antes de seguir para a próxima pista. Por isso, precisávamos estar alinhados, respeitando o condicionamento físico de cada um. Vejo que foi uma analogia para o nosso dia a dia, tanto com os colegas de trabalho quanto para a dinâmica com os alunos em sala de aula, porque cada um de nós tem o próprio tempo para desempenhar as atividades, e às vezes precisamos entender isso e ter um pouco de paciência”, comentou.

• Campus_Vilhena_-_Semana_Pedagógica_1
  • Campus_Vilhena_-_Semana_Pedagógica_2