Estudantes do Campus Vilhena são premiados pelo desempenho na OBMEP
No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, foram premiados os estudantes que obtiveram os melhores desempenhos na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A premiação foi realizada no dia 29 de julho, e receberam o troféu os três melhores colocados de cada um dos cursos técnicos integrados ao ensino médio ofertados na unidade.
A OBMEP é realizada anualmente com o objetivo de estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes, por isso, considerando a proposta da olimpíada, acadêmicos e professores do curso de Licenciatura em Matemática estão desenvolvendo um projeto de ensino que objetiva melhorar a relação ensino e aprendizagem da disciplina nos cursos técnicos integrados.
Luiz Claudio, Coordenador do Projeto de Preparação para a OBMEP, explicou que o projeto foi iniciado no começo do ano letivo de 2022, “através de aulas no Laboratório de Matemática, realizadas semanalmente nos períodos matutino e vespertino com os estudantes em seus respectivos contraturnos. A cada aula, módulos compostos por questões de edições passadas foram usados como base para discussões de conteúdos suscitados nos problemas, e os discentes foram estimulados a propor soluções por meio do compartilhamento de ideias, sob a orientação dos colaboradores do projeto”.
Participam do projeto os professores Antônio Sérgio (Álgebra), Jean Campos (Aritmética), Edinalcio Syryczyk, Luiz Claudio (Geometria Espacial e Plana) e Marcos Matos (Combinatória), e também os graduandos de Licenciatura em Matemática Vitor Pego e Willian Jhonis.
A próxima etapa será desenvolvida com os 31 alunos do Campus que estão classificados para a segunda fase da Olimpíada, juntamente a outros discentes com interesse pela formação, participantes ou não da primeira fase. “A premiação aos discentes foi idealizada com o propósito de valorizar o esforço e dedicação, bem como inspirar outros alunos a se engajarem nos estudos e poderem obter mais sucesso nas próximas edições da competição. Espera-se que o interesse em explorar a matemática seja algo consolidado nos frequentantes, bem como a conquista de premiações nacionais”, destacou Luiz.
O projeto teve o apoio dos estudantes e professores do CIT (Centro de Inovação Tecnológica) do IFRO Campus Vilhena para confeccionar, nas impressoras 3D, os troféus que foram entregues aos selecionados.
Confira a lista de alunos premiados:
Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio
Gustavo André Dias dos Santos
Vitória Manuela Antonia S. Almeida
Hyris Batista França
Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio
Gustavo Martins Peres
João Vitor Alves de Melo
Júlia E. M. Oliveira
Curso Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio
Hélio Alves de Andrade
Amanda Pimenta Cardoso
Antonia Ferreira Batista
Redes Sociais