Dia da Matemática é comemorado com desafios e exposição no Campus Vilhena

Publicado: Sexta, 20 de Mai de 2022, 17h29 | Última atualização em Sexta, 20 de Mai de 2022, 17h30 | Acessos: 110964

Campus Vilhena Dia da Matemática 5

No dia 6 de maio, em comemoração ao Dia Nacional da Matemática, professores e estudantes voluntários do curso de licenciatura em matemática realizaram uma programação especial no Instituto Federal de Rondônia (IFRO) – Campus Vilhena.

A ação, que é acessória ao projeto de ensino de preparação para OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas), teve como principal objetivo incentivar o estudo da matemática e apresentá-la de modo lúdico, com vistas à promoção de atividades educativas e culturais sobre a área.

O Professor Jean Peixoto Campos, Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática, explicou que, a partir da proposta da data comemorativa, que foi instituída em homenagem ao professor e autor Júlio César de Mello e Souza (mais conhecido por Malba Tahan), que trouxe a discussão dos saberes matemáticos de maneira mais lúdica, “eu e os professores Marcos Pinheiro Matos e Luiz Cláudio da Silva, juntamente com os acadêmicos voluntários, selecionamos atividades que se relacionam com a matemática, como jogos de raciocínio, uma gincana de ‘passa ou repassa’ com questões da educação básica, uma exposição de alguns livros de Malba Tahan, curiosidades, bem como tirinhas de ‘erros’ comuns em matemática”.

As atividades ficaram disponíveis durante todo o dia 6/5, de forma que os alunos dos cursos técnicos integrados e de graduação do campus puderam ter momentos de aprendizado e descontração. Segundo Jean, o planejamento foi feito para não impactar na rotina de aulas, por isso a participação dos alunos na exposição se deu em momentos de intervalos e aulas vagas.

A ação rendeu bons resultados, tanto que a expectativa dos organizadores é que, para o próximo ano, a exposição seja realizada também em escolas das redes municipais e estaduais de Vilhena, possibilitando que mais estudantes possam aprender matemática com um olhar mais lúdico.

“O desenvolvimento da matemática perpassa o estudo da disciplina em si, mas auxilia em diversas áreas da ciência e tecnologia, desta forma, apresentar o potencial de aprender matemática de forma mais leve, assim como proposto por Malba Tahan, é elucidativo para o público em geral de rever conceitos sobre a área e ampliar seu interesse para os saberes diretos e indiretos que a matemática proporciona”, declarou Jean.

O acadêmico de licenciatura em matemática, Willian Jhonis Antunes Melo, voluntário na organização da iniciativa, avaliou o evento. "Considero os resultados da exposição como positivos e motivadores, pois foi possível perceber grande interesse por parte dos estudantes em participar ativamente das ações propostas, e muitos mostraram-se curiosos quanto às questões históricas dos jogos e suas ligações com conteúdos que estudaram na sala de aula, inclusive alguns estudantes acharam o jogo matemático ‘Pentaminó’ tão interessante que participaram da exposição em ambos os horários, comemorando calorosamente quando alguém concluía a proposta do jogo. É observando esse tipo de reação e resultados que podemos perceber o quão importante é propor momentos lúdicos, mas com teor educativo, para a ressignificação do estudo da matemática, mostrando que essa área pode ser aplicada na vida de todos de forma divertida, quebrando aquela aversão que muitos apontam, oriunda de conteúdos explicados a partir de metodologias desinteressantes e sem a construção do entendimento de relevância e aplicação, direta ou não”, avaliou, acrescentando: “Como licenciando em matemática posso afirmar que a realização da exposição contribuiu para minha formação profissional em diferentes aspectos, pois além da constatação da importância e viabilidade pedagógica de trabalhar conteúdos de forma lúdica, também ampliei meu olhar acerca dos processos de organização de eventos de ensino e criticidade quanto à necessidade do trabalho em equipe, neste caso com os demais colaboradores da exposição”.

• Campus_Vilhena_-_Dia_da_Matemática
  • Campus_Vilhena_-_Dia_da_Matemática_1