IFRO Vilhena lança 3 obras para construção de novos blocos e reformas na estrutura física

Publicado: Sexta, 06 de Mai de 2022, 09h33 | Última atualização em Sexta, 06 de Mai de 2022, 10h06 | Acessos: 87254

Vilhena Cerimônia 2O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) lançou nesta segunda-feira, 2 de maio de 2022, as obras de construção do novo bloco de laboratórios, reforma do piso da quadra poliesportiva, e construção da passarela que irá interligar os pavimentos superiores dos Blocos B e C do Campus Vilhena.

O Diretor-Geral do Campus Vilhena, Aremilson Elias de Oliveira, enfatizou que a entrega irá beneficiar toda a comunidade do Cone Sul de Rondônia. Discutidas pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) ainda no ano de 2018, as obras eram uma solicitação da comunidade vilhenense e estavam planejadas desde então. “Independente de ser municipal, estadual e federal levanta-se a bandeira da educação de qualidade, pública, gratuita”, enfatizou o Diretor.

Alcançando um valor de quase R$ 6 milhões, Aremilson diz ser “uma responsabilidade imensa que a administração traz a partir do momento em que pensa em fazer o melhor para a comunidade”, incluindo melhoras na infraestrutura e, consequentemente, no ensino e aprendizagem dos discentes. Na oportunidade, o Campus Vilhena fez entrega à reitoria de solicitação da construção de um anfiteatro e de espaço para biblioteca.

Conforme o Reitor Substituto do IFRO, Carlos Henrique dos Santos, o IFRO é um órgão público que tem as portas abertas a toda comunidade, por isso a importância de se possuir espaços adequados a receber alunos e o público em geral, bem como sediar atividades diversas. Além dos avanços no ensino, mesmo diante do período vivenciados nos dois anos iniciais da pandemia, o dirigente enfatizou as conquistas realizadas por meio do ensino e da extensão.

“Hoje o Instituto Federal de Rondônia está executando e planejando vários projetos, em parceria com a bancada federal”, disse. Estão incluídos na fala do Reitor Substituto os projetos Cidades Inteligentes em Ariquemes e Rolim de Moura, de Informatização das escolas, em Ji-Paraná; de saneamento básico “Saber Viver”, realizado em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa); de georreferenciamento com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); e de mapeamento das estradas rurais do estado; Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

A Secretária Municipal de Educação, Amanda Espíndula Areval, fez valorização do espaço educativo que faz parte de Vilhena. “Quando pensamos em estrutura física, algumas vezes parece que foge do campo educacional, mas eu reafirmo que este é um movimento que fortalece a nossa educação pública. Buscar que os nossos espaços possam dar o que é de maior valor aos nossos alunos, é tão importante quanto a parte pedagógica. É buscar estrutura de qualidade para os nossos profissionais e aos nossos alunos. Muito me engrandece e alegra como Secretária, como educadora e como mãe de estudante do Instituto Federal dizer que é possível realizar, dentro da estrutura pública, ações como esta, que valorizam a todos aqueles que pertencem aos espaços educativos”, afirmou.

Na fala do Presidente da Câmara de Vereadores de Vilhena, Ronildo Macedo, foram parabenizados todos da instituição, ressaltando a importância do IFRO na região e das obras lançadas para melhorarem ainda mais a unidade em Vilhena.

Obras

Para a construção da passarela coberta para a ligação entre os blocos B e C, o investimento previsto é de R$ 323.813,85. Serão construídas escadas adicionais para acesso às salas de aula, e passarelas interligando os pavimentos superiores dos blocos B e C, oferecendo mais conforto e segurança à comunidade acadêmica, pois atenderá o requisito de saída de emergência. A empresa terá o prazo de 90 dias para a conclusão da obra.

E no caso da construção do Bloco de Laboratórios, está previsto investimento no valor de R$ 5.180.656,65. A área total do novo bloco será de 1.556 m², onde serão construídos 10 novos espaços pedagógicos: 1 sala de desenho; 2 laboratórios de informática; 1 laboratório de redes; 1 laboratório de manutenção; 1 laboratório de desenho; 3 laboratórios de CAD; 1 laboratório de maquetaria e artes; e mais os espaços de depósitos, banheiros e rampa de acessibilidade. O novo bloco dará a estudantes, docentes e técnicos de laboratório melhores condições de trabalho e estudos, contribuindo com a permanência e êxito, com a melhoria dos indicadores e com o alcance dos objetivos institucionais. A empresa tem prazo de 360 dias para a conclusão do trabalho.

Já a reforma do piso da quadra poliesportiva é no valor de R$ 160.000,00 e a previsão é de que a obra seja concluída em 30 dias.

• Vilhena_-_Cerimônia_1
  • Vilhena_-_Cerimônia_10