Parceria garante vagas em oficina de produção de artesanato para estudantes e servidores do Campus Vilhena

Publicado: Segunda, 18 de Abril de 2022, 13h06 | Última atualização em Quarta, 20 de Abril de 2022, 09h20 | Acessos: 71251

Arte na PalhaAtravés de parceria, oficina de produção de artesanato será ministrada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena. Estudantes e servidores do campus serão contemplados com 50 vagas para o curso “Arte na Palha”, ofertado através de parceria com o Ponto de Cultura e Ponto de Mídia Livre Serpentário Produções.

As inscrições estão abertas até o dia 26 de abril de 2022, através do link https://forms.gle/jvt6Frm2f6MjFiHi9, e a aula será oferecida no dia 29/4, em duas turmas: das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. São 25 vagas para cada turma, preenchidas por ordem de inscrição.

Conforme a Coordenadora do Serpentário Produções, Andressa Machado, a oficina, que já está na segunda edição no município de Vilhena, tem como objetivo capacitar os alunos a produzir uma variedade de biojoias, como pulseiras e colares, além de outras peças utilizando materiais orgânicos como sementes, frutos e fibras vegetais como a palha de buriti.

“A oficina vai capacitar os alunos e também ajudar a fortalecer a economia criativa, além de incentivar a valorização da cultura e os saberes amazônicos”, destacou Andressa. A oficina será promovida gratuitamente e contará com ensinamentos teóricos e práticos de produção de artesanato, e será ministrada pelo artesão e produtor cultural Marcio Guilhermon, que tem mais de 15 anos de experiência na produção de artesanato feito com palha de buriti.

Andressa ressaltou que as atividades da oficina serão realizadas respeitando todas as normas de segurança para evitar a proliferação da covid-19, e que todos receberão certificado de participação. Ela reforçou, ainda, que o projeto é uma atividade realizada pelo Ponto de Cultura e Ponto de Mídia Livre Serpentário Produções em parceria com a Fundação Cultural de Vilhena (FCV), em contrapartida de recurso recebido da Lei Federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc) do Governo Federal.

A Coordenadora também explicou que “o Ponto de Cultura e Ponto de Mídia Livre Serpentário Produções é um coletivo cultural informal que foi criado em 2009 para realizar diversos projetos culturais no estado de Rondônia, e desde a sua criação já realizou vários projetos. O coletivo conta com reconhecimento da população, tendo recebido vários prêmios de fomento da cultura. Em 2022, o grupo completa 13 anos de existência com muitos trabalhos realizados para a valorização da cultura regional de Rondônia”.

• Arte_na_Palha
  • Arte_na_Palha_-_Fotos_de_Andréia_Machado2