Comitê de integridade realiza reuniões no Campus Vilhena

Publicado: Sexta, 08 de Abril de 2022, 15h05 | Última atualização em Sexta, 08 de Abril de 2022, 15h05 | Acessos: 60101

Evento Integridade em Vilhena 2Com o objetivo de promover os elevados padrões éticos que devem nortear as condutas no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), promovendo também a transparência das ações institucionais, o dia 5 de abril foi marcado por ciclos de palestras sobre o programa de integridade no Campus Vilhena.

A ação faz parte da agenda do Comitê de Integridade do IFRO e foi conduzida por representantes da Ouvidoria, da Comissão de Ética e da Comissão Permanente de Processos Administrativos e Disciplinares. Organizada para atender todos os públicos da instituição, a programação contou com reuniões nos três turnos e com momentos específicos para estudantes e servidores.

Foram apresentadas as diretrizes e regulamentos que regem a ética e o decoro no âmbito do IFRO, orientando a comunidade acadêmica sobre os procedimentos e o fluxo dos processos pertinentes à integridade e oportunizando, também, momentos para perguntas e esclarecimento de dúvidas.

Gilberto Paulino da Silva, representante da Ouvidoria do IFRO, explicou que as reuniões fazem parte da agenda do Comitê de integridade: “o nosso objetivo com as reuniões é também consolidar o Programa de Integridade do Instituto Federal que foi pensado em 2018, mas que, por conta da emergência em saúde decorrente da pandemia, a gente não pode fazer essas visitas anteriormente. Agora que estamos retomando, estamos passando por todas as unidades para conversar com servidores e com os estudantes sobre a necessidade de manter e aprimorar o comportamento ético nas relações que nós estabelecemos aqui dentro das unidades do instituto”.

“O comitê de integridade abrange diversas áreas, mas, neste momento, estão participando desta ação os representantes da ouvidoria, da comissão de ética e da comissão permanente de processos administrativos disciplinares, porque os demais setores do comitê não têm uma relação tão imediata com o convívio entre servidores e estudantes, já que possuem uma atuação mais voltada à estrutura administrativa”, conclui Gilberto.

Segundo a estudante Milena Rocha Dias, do Curso Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio, “antes dessa reunião eu não fazia ideia que existia tudo isso. É muito importante pra nós, alunos, por que agora a gente sabe como devemos agir caso aconteça alguma coisa nesse sentido”.

A docente Adriana Coelho considera que o tema é vasto e por isso precisa de mais ações semelhantes: “Sobre a conversa com o comitê de integridade, eu achei que foi extremamente importante principalmente na questão dos esclarecimentos, mas é muita informação e às vezes a gente pode se perder um pouco neste trâmite”, diz.

“Nosso trabalho envolve diretamente o relacionamento interpessoal, e, por conta do convívio cotidiano, a gente precisa estar sempre relembrando e aprimorando a necessidade de fazer o valor da ética, o valor da transparência, o valor da boa convivência se sobrepor a qualquer tipo de mal entendido ou de desconforto que haja”, conclui Gilberto Paulino.

• Evento_Integridade_em_Vilhena_1
  • Evento_Integridade_em_Vilhena_2