Sinalização modular e tátil beneficia a comunidade acadêmica no Campus Vilhena
Com o retorno das atividades presenciais, visando facilitar a circulação de pessoas e a identificação de ambientes, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, realizou a aquisição e instalação de um sistema de sinalização visual e tátil, proporcionando conforto, segurança e inclusão à comunidade interna e externa nas dependências da unidade.
A aquisição priorizou a acessibilidade. Foram instaladas placas de identificação padronizadas nas portas de cada setor, salas de aula, banheiros e outros ambientes seguindo as normativas para a sinalização em braile, além de placas táteis para os corrimãos das escadas.
Os totens direcionais internos e externos orientam o fluxo de pessoas pelo campus, enquanto placas de pavimento indicam a localização dos ambientes no espaço. As placas educativas alertam sobre cuidados como a higiene, e na biblioteca a sinalização auxilia o público a se direcionar melhor conforme suas necessidades.
Além da sinalização modular, outros itens completaram o empenho, como por exemplo os quadros de aviso, a galeria de diretores e o totem institucional que recepciona a todos na entrada do campus. Também há placas que sinalizam a reserva de vagas para idosos e deficientes no estacionamento.
Na fachada, a substituição da película de controle solar gerou mais conforto térmico, assim como as faixas para portas de vidro, que contribuem com a segurança de todos à medida que evitam choques e acidentes decorrentes da transparência.
A Coordenadora de Comunicação e Eventos, Anelize Appelt, uma das demandantes da aquisição, informou que esta era uma demanda antiga na unidade e que tornou-se ainda mais necessária com o retorno das atividades presenciais após a pandemia, pois boa parte da comunidade acadêmica não conhece as instalações.
“A opção pela sinalização modular levou em consideração critérios como a padronização (que realça a identidade institucional), a praticidade (as informações podem ser atualizadas pelo próprio campus), o baixo custo de manutenção e a durabilidade (que reduz gastos desnecessários uma vez que dispensa a contratação de fornecedores para a fabricação de novas placas ou mudança das placas de local) e a sustentabilidade (sistemas fabricados a partir de perfis de alumínio 100% reciclável)”, explicou.
Para o Diretor-Geral do IFRO Campus Vilhena, Aremilson Oliveira, “os elementos instalados fortalecem a identidade visual e, com isso, conseguem transmitir de forma subjetiva a história e a missão da instituição, reforçando que o Campus Vilhena e o IFRO integram a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e gerando uma sensação de pertencimento em qualquer lugar do País”.
Redes Sociais