Estudantes e coordenadores do Projeto Ritmo Movimento e Arte se preparam para nova apresentação

Publicado: Quarta, 22 de Setembro de 2021, 17h17 | Última atualização em Quinta, 23 de Setembro de 2021, 12h37 | Acessos: 196360

Campus Vilhena Rimoar 2No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, estudantes e coordenadores do projeto RIMOAR – Ritmo, Movimento e Arte, estão se preparando para realizar uma nova apresentação cultural.

Surgido em 2018 da união de três outros projetos (música, dança e teatro), já fez apresentações de musicais, danças, teatro e vídeos. E desta vez pretende se reinventar para realizar em um espetáculo de bonecos, em uma releitura da peça teatral “Lenços e Ventos”, do autor Ilo Krugli.

O Coordenador Paulo Severino revela que a expectativa do grupo é se apresentar pela primeira vez com a nova proposta durante o Conpex (Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRO), previsto para novembro. Além de fazer exposição para a comunidade e em algumas instituições da cidade de Vilhena. Também são coordenadores do projeto Fabiani Maroneze e Claudia Prates.

Segundo Paulo, as ações vêm sendo desenvolvidas virtualmente em razão da pandemia de covid-19, o que tem sido um desafio para toda a equipe de servidores e discentes. Ele informou ainda que os preparativos iniciaram no final de 2020 com as oficinais de confecção de bonecos e leitura dramatizada.

“A oficina de leitura dramatizada aconteceu em vários encontros durante os meses de novembro e dezembro de 2020 com a artista Valdete Souza, já a oficina de confecção de bonecos está sendo desenvolvida desde dezembro do ano passado com o bonequeiro Zaca Reis. Por se tratar de um trabalho artesanal e termos a abordagem de diferentes tipos de bonecos as oficinas precisaram de mais tempo para serem desenvolvidas”, explicou.

Com os bonecos já quase finalizados, desde o mês de agosto/2021 o grupo vem trabalhando no texto de “Lenços e Ventos” para fazer as adaptações da releitura, ao mesmo tempo em que desenvolve outras ações para estender o conhecimento adquirido a toda a comunidade escolar.

No mês de setembro será ofertada uma oficina de confecção de fantoches no projeto “É Tempo de Florescer”, liderado pela Coordenação de Assistência ao Educando, multiplicando os aprendizados já adquiridos com as oficinas.

O grupo também está se dedicando à construção do isolamento acústico da rádio escola, onde será gravado o teatro de bonecos e poderá ser utilizada para várias outras atividades pedagógicas.

“Atualmente nosso grupo é composto por três servidores e oito discentes, e o nosso objetivo é desenvolver a cultura dentro do campus a partir das diversas manifestações artísticas. Nas fotos você pode ver uma prévia dos bonecos, porque ainda não estão finalizados”, completou Paulo.

• Campus_Vilhena_-_Rimoar_1
  • Campus_Vilhena_-_Rimoar_2