Campus Vilhena adota prática sustentável através do plantio de árvores

Publicado: Segunda, 07 de Junho de 2021, 08h22 | Última atualização em Segunda, 07 de Junho de 2021, 08h22 | Acessos: 243258

Plantas Campus VilhenaCom a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho, o servidor Aparecido Portela, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, relembra suas iniciativas na aquisição de mudas de plantas nativas para a arborização da unidade.

O plantio teve início assim que a instituição começou suas atividades de ensino no município de Vilhena. Além das atividades educativas realizadas pelo campus sobre a conscientização ambiental, com a participação de estudantes, de docentes e da equipe pedagógica, Aparecido, que é técnico administrativo na função de contador, destaca a conduta individual para promover um bem-estar ao público que passa pela instituição.

Para Aparecido, a sensibilização pelas causas ambientais deve também proporcionar atitudes efetivas para a comunidade. Já foram plantadas cerca de 500 mudas em torno da unidade. A instituição é cercada de ipês, cerejeiras, eucaliptos, mogno, cabriúvas e outras espécies de plantas. Aparecido conta que algumas mudas foram adquiridas da prefeitura de Vilhena, que tem parceria com a Associação Trindade Santa, apoiando a ideia de construção de área verde. A maior parte das mudas plantadas no campus foi comprada por Aparecido. O servidor ressaltou que contou com a colaboração financeira do professor Aremilson e do técnico administrativo Elisandro Martins e obteve a doação de algumas mudas pelo docente Roberto Guimarães.

O Diretor-Geral do campus, Aremilson Oliveira, expressou sua satisfação pela ação. “É uma nobre iniciativa, em que se percebe que o servidor tem zelo e um carinho muito especial pela instituição, e com o sentimento de pertencimento faz dela uma extensão de sua casa, querendo sempre ver os espaços limpos, organizados e arborizados”, comentou o gestor.

De acordo com Aremilson, os últimos plantios foram realizados em 2020 com 16 mudas de ipê entre o Centro de Convivência e o Bloco B, com objetivo de criar um microclima naquela área e possibilitar no futuro a instalação de bancos, de mesas e de pergolados, incentivando momentos de convivência entre a comunidade escolar. Em 2021 foram plantadas mais de 80 mudas de diversas espécies nativas e frutíferas.

• Arvores_Campus_Vilhena
  • Arvores_Campus_Vilhena_estacionamento