Projeto do Campus Vilhena produz podcasts como canal de divulgação das ações internas da instituição e da comunidade vilhenense

Publicado: Segunda, 12 de Abril de 2021, 12h08 | Última atualização em Segunda, 12 de Abril de 2021, 13h11 | Acessos: 79704

Projeto Podcast Campus Vilhena 1O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, está desenvolvendo um projeto de extensão de nome “Vozes do IFRO Vilhena: áudios que levam a produção e o pensamento do campus para o mundo”.

A iniciativa tem como objetivo conceber a construção de um canal de divulgação das ações internas da instituição e da comunidade vilhenense, através da publicação de conteúdo em áudio, por meio de podcast, contando com a participação e colaboração de professores, alunos e comunidade externa no processo de concepção de ideias e produção do conteúdo.

Coordenado por Flávio Lico e Ricardo Agum, o projeto foi idealizado para capturar conteúdos que atravessam o Campus Vilhena e lançá-los através da internet aos mais diversos públicos. O docente explica que a ideia surgiu quando se deparou, durante a pandemia, com a dificuldade que os alunos tinham de acessar a vídeos, por sobrecarregar o plano de dados móveis.

“Arquivos em áudio chegam a ser 10 vezes menores que um arquivo de vídeo. Então, comecei fazendo podcast em minha disciplina. E veio a ideia de fazer essa transposição também em um projeto”, menciona. Flávio ressalta que conta com o apoio de outros servidores na condução do projeto e que o intuito é deixar cada vez mais todo o processo de produção de forma autônoma para os alunos.

Além de informativo, o projeto concentra-se também no aprimoramento de habilidades nos discentes envolvidos. “Nós costumamos fazer os trabalhos em grupos e cada um fica responsável por uma etapa na produção: os que cuidam da edição, outro cuida do levantamento dos temas e quais convidados, outros da gravação e publicação. Por mais que haja essa divisão, todo mundo participava de perto de tudo”, explica o Professor Flávio.

As escolhas dos temas dos episódios foram debatidas em reuniões de forma on-line, assim como as gravações, devido às restrições impostas pela pandemia. Foram produzidos, até o momento, quatro episódios, que trazem a público ações e aspirações no segmento da pesquisa e extensão no Campus Vilhena.

A proposta audiovisual se consolidou ainda mais nesse período de atividades remotas e vai permanecer, mesmo com a retomada das atividades de modo presencial. O docente esclarece que o “objetivo era esse, capacitar jovens para discutir, produzir e entregar para a comunidade as suas produções. Jovens com capacidades e habilidades importantíssimas para o mundo de hoje. A nossa comunidade ganha conhecendo a nossa instituição e conhecendo as coisas que são feitas aqui dentro”.

Ariane Nisterwitz, acadêmica do 2° período do Curso Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, declarou que soube da ideia do projeto através do grupo de whatssap da turma e decidiu se inscrever como voluntária. Expõe que achou a ideia atrativa e que, conhecendo o Professor Flávio desde o período em que era matriculada no Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio na unidade, pressupôs que a iniciativa seria bem engajada.

“Estou trabalhando no ramo do marketing, atualmente, e gosto de participar de atividades assim. Gostaria que o conteúdo tivesse um maior alcance, que as pessoas conhecessem o que foi e vem sendo desenvolvido, pois as pessoas envolvidas na produção têm muita sede de fazer a diferença, se empenham muito para que a mensagem chegue ao conhecimento de mais pessoas”, explanou Ariane.

Segundo Flávio, foram adquiridos vários equipamentos apropriados para a produção de podcasts e que o projeto pode ser de forma contínua, já que teve início em setembro de 2020. Relata que o conteúdo produzido está disponível em várias plataformas, como o Spotify, o Google Podcasts, o Apple Podcasts, basta o usuário buscar por “Vozes do IFRO Vilhena”.

• Projeto-Podcast-Campus-Vilhena-1
  • Projeto-Podcast-Campus-Vilhena-2