Campus Vilhena promoverá exibição de filmes em projeto de extensão
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, realizará nos dias 13, 14 e 15 de junho, a exibição de três filmes. As atividades fazem parte do projeto de extensão “História, Cinema & Tecnologia do IFRO” e contemplam servidores e estudantes da instituição, alunos do Ensino Médio das escolas públicas e comunidade em geral, que queiram debater os temas propostos em cada sessão.
De acordo com o coordenador do projeto, professor Márcio M. Martins, as exibições de filmes possibilitam aos alunos da rede pública estadual e do IFRO um espaço de socialização e discussão de inúmeros temas presentes no cotidiano. “Em uma sociedade em que as produções cinematográficas ganham espaço, é preciso utilizar este importante mecanismo em temáticas que estão inseridas nas salas de aula”, explicou.
Programação
Na segunda-feira (13), pela manhã, ocorre a exibição do documentário “A Década da Destruição”, que retrata o processo de colonização de Rondônia. O filme discute os problemas em relação a conflitos entre camponeses, indígenas, fazendeiros, bem como o impacto do processo da colonização recente sobre a floresta amazônica. Após a exibição do filme está prevista uma palestra e debate sobre o tema: “Migração, Colonização e Conflitos Agrários”.
A temática a ser discutida na terça-feira (14) é “História Medieval e Inquisição”. A obra norteadora do debate será o longa-metragem “O Carrasco”, que será exibido a partir das 13h15 no auditório do campus. O filme apresenta o contexto do fim da Idade Média onde a ação da inquisição católica tentava sufocar práticas religiosas destoantes dos dogmas da Igreja.
O filme “12 anos de Escravidão” fecha o ciclo de exibições e debates, na quarta-feira (15), a partir das 13h15. O longa-metragem, baseado em fatos reais, retrata a escravidão de negros nos Estados Unidos da América. O tema a ser debatido na última sessão é “Escravidão moderna e Luta por Igualdade Racial”.
Projeto
O projeto de extensão “História, Cinema e Tecnologia” defende a utilização do cinema como elemento de apoio no processo ensino e aprendizagem e possibilita fazer uso de uma linguagem dinâmica e atual para a difusão do saber, enquanto recurso pedagógico. A produção cinematográfica é uma das fontes alternativas para a compreensão da realidade histórica e social.
Segundo Martins, o projeto pretende ser um espaço de interação entre o Instituto Federal de Rondônia, Campus Vilhena, estudantes e professores da rede pública do município, além de docentes, técnicos e alunos. A proposta baseia-se na exibição de filmes, seguida de palestras e debates das temáticas apresentadas em cada sessão.
Redes Sociais