IFRO Campus Vilhena realiza doação de 2.000 litros de álcool glicerinado 70%

Publicado: Quinta, 30 de Julho de 2020, 19h37 | Última atualização em Quinta, 30 de Julho de 2020, 19h37 | Acessos: 47489

IFRO vilhena entregas 1Entidades locais que não podem paralisar os atendimentos durante a pandemia de covid-19 foram contempladas com a doação de dois mil litros de álcool glicerinado hidratado 70% produzidos por servidores, alunos e colaboradores no Laboratório de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena.

A entrega foi realizada nos dias 21 e 22 de julho, em local arejado e em duas etapas para evitar a proliferação do vírus. Polícias Civil, Militar, Penal, Federal e Ambiental, Corpo de Bombeiros, Lar dos Idosos, Escola Wilson Camargo e as secretarias municipais de saúde e de obras receberam o antisséptico.

O Professor de Física do Campus Vilhena, Ricardo Vanjura, explicou que o álcool glicerinado hidratado 70% é tão seguro quanto a forma em gel tradicional, porém apresenta algumas vantagens. Primeiramente porque a alta demanda por álcool em gel tornou os insumos necessários para a sua produção caros e escassos, por isso é mais fácil e econômico adquirir a matéria-prima para o álcool glicerinado. Em segundo lugar, a forma glicerinada do álcool permite que ele seja utilizado em borrifadores, o que amplia as possibilidades de sanitização, garantindo que possa ser utilizado tanto para higienização pessoal quanto para superfícies e objetos.

O Sargento da Polícia Militar, Kingmans Azambuja, falou sobre a importância desta doação para a corporação: “o álcool glicerinado é muito útil porque podemos utilizá-lo também para a higienização de itens de uso compartilhado, como os coletes à prova de bala, que ao final de cada plantão são utilizados por outros profissionais, o que nos deixa mais protegidos contra o coronavírus”.

O álcool foi produzido a partir do projeto “IFRO – Campus Vilhena no combate ao COVID-19: produção de desinfectantes para auxílio da rede de saúde e segurança pública de Vilhena e região”, coordenado pelo Professor Ricardo Vanjura e contemplado no Edital nº 10/2020/VLH - CGAB/IFRO, de 04 de maio de 2020.

Além do orçamento do edital, o projeto foi viabilizado também pela colaboração de instituições parceiras como o SESC (Serviço Social do Comércio), Sicoob Credisul, Distribuidora de Combustíveis Equador, Auto Posto Bodanese, Indústria Química Norte e R&S Materiais para Construção. Além dessas, outras instituições colaboradoras como o IFMT Campus Pontes e Lacerda e a Polícia Ambiental enviaram profissionais capacitados para auxiliar tecnicamente a produção.

Vanjura deu mais detalhes sobre a iniciativa: “Nosso objetivo com o projeto é prestar serviço à comunidade, ajudando a combater a proliferação do coronavírus e contribuindo de forma especial com a saúde dos profissionais de saúde e segurança. Temos o apoio imprescindível do comércio local e de profissionais altamente capacitados, inclusive com mestrado em química e registro no Conselho Regional de Química. O álcool que utilizamos como matéria-prima é o 96%, não é o mesmo que encontramos da bomba de combustíveis, é um álcool limpo, livre de aditivos e possíveis contaminantes. Nossa produção seguiu as diretrizes da OMS para substituição do álcool gel”.

Uma das colaboradoras do projeto, a Professora Valéria Arenhardt disse que “essa é uma primeira etapa de outras que podem vir. Conseguimos finalizar a produção ao custo final por litro de apenas R$: 4,76, o que é muito vantajoso em comparação ao álcool em gel, por isso, estamos abertos a novas parcerias para que possamos continuar desenvolvendo este trabalho.”

“Nós, como instituição pública, não podemos ficar de braços cruzados diante da pandemia, por isso estamos disponibilizando infraestrutura física, estrutura tecnológica, profissionais e insumos para que possamos contribuir com toda a sociedade neste momento. Além do álcool, também estamos produzindo face shields (escudos faciais) e máscaras de tecido para doação a profissionais e entidades que enfrentam à covid-19”, concluiu o Diretor-Geral do Campus Vilhena, Aremilson Oliveira,.

• IFRO_vilhena_-_entregas_1
  • IFRO_vilhena_-_entregas_10