Cursos com inscrições abertas no IFRO garantem qualificação para o mercado de trabalho

Publicado: Sexta, 15 de Mai de 2020, 14h22 | Última atualização em Sexta, 15 de Mai de 2020, 17h03

ImagemProcessoSeletivoEstão abertas até o dia dois de junho as inscrições para o Processo Seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). As vagas são para os Cursos Superiores em Gestão Comercial e Gestão Pública, e para o Curso Técnico Subsequente em Administração. No total, 4280 (quatro mil duzentos e oitenta) novos estudantes ingressam na instituição, ainda este ano, para obterem uma formação profissional para atuação no mercado de trabalho, em áreas cada vez mais promissoras no Estado e em todo o país.

O IFRO ampliou o número vagas ofertadas para esses cursos, proporcionando a oferta que, até então era presencial, também através da Educação a Distância (EaD). Em 2019 mais de 50 profissionais concluíram os cursos nestas áreas, contribuindo para a profissionalização do mercado de trabalho. O Diretor de EaD do IFRO, Aloir Pedruzzi Júnior, ressalta que o Curso Superior em Gestão Comercial auxilia muito no setor dos micro e pequenos empreendedores, que geralmente possui uma gestão mais familiar. “A formação tecnológica nas diversas áreas do ambiente organizacional permite ao egresso uma atuação diferenciada, com a aplicação de princípios e instrumentos de gestão. O egresso do curso de Gestão Comercial é um Gestor de Negócios e, portanto, pode atuar em qualquer área empresarial e em todos os setores da economia”, explica o diretor.

A formação para o empreendedorismo também é possível ao cursar o Técnico em Administração oferecido pelo IFRO. São mais de duas mil vagas ofertadas, que objetivam formar profissionais com conhecimentos técnicos, e comprometidos com o bem-estar da coletividade. “O técnico em administração terá condições que lhe permitam executar as funções de apoio administrativo: protocolo e arquivo, confecção e expedição de documentos administrativos e controle de estoques. Operar sistemas de informações gerenciais de pessoal e material. Utilizar ferramentas da informática básica, como suporte às operações organizacionais”, analisou Aloir.

Para os estudantes que buscam uma formação superior que permite ao profissional atuar em instituições públicas, nas esferas federal, estadual ou municipal, o IFRO oferta neste processo seletivo mais de mil vagas. O graduado poderá desenvolver atividades centradas no planejamento, implantação e gerenciamento de programas e projetos de políticas públicas. “Adquire conhecimentos sobre as regulamentações legais específicas do segmento, buscando a otimização da capacidade de governo. Possui habilidades nas relações interpessoais, apresentando uma visão ampla e sistêmica da gestão pública”, conclui Pedruzzi ao ressaltar que o profissional também possui características indispensáveis como a capacidade de comunicação, o trabalho em equipe e a liderança.

A ex-aluna do IFRO, e atual servidora da Instituição, Ana Paula Gomes de Freitas, demonstra a necessidade desta formação para uma trajetória profissional de sucesso. Ela concluiu o Curso Superior em Gestão Pública no IFRO no ano passado, e já conseguiu se inserir no mercado de trabalho. “Consegui passar em um concurso em primeiro lugar, em Gestão Pública do IFRO, graças ao curso que eu estava fazendo (...) se não fosse o curso de Gestão Pública feito, que em tão pouco tempo, dois anos e meio, e já permite esta entrada no mercado de trabalho, talvez hoje eu não sei se estaria trabalhando ainda, principalmente depois de tudo que aconteceu e está acontecendo no mundo a respeito da economia”, explicou a egressa.

Segundo ela o curso ofertado pelo IFRO tem muita qualidade e professores muito atenciosos. “Os professores são sempre mestres e doutores, sempre estão estudando. E agora como servidora eu vejo o incentivo à qualificação que é muito grande em cima dos professores”, concluiu Ana Paula.