Novo sistema de webconferência integrado ao AVA facilita aulas remotas no IFRO

Publicado: Quinta, 14 de Mai de 2020, 10h43 | Última atualização em Quinta, 14 de Mai de 2020, 11h06

bbbPara melhoria da oferta de ensino de qualidade, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) disponibiliza mais um recurso de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). O Sistema de Webconferências Integrado ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) apresenta diversos recursos tecnológicos e está acessível com o objetivo de proporcionar aos docentes uma melhor organização das aulas remotas e facilitar o acesso dos estudantes aos conteúdos ministrados através de um único sistema.

A iniciativa, segundo o Diretor de Gestão de Tecnologia da informação, Erlan Fonseca de Souza, começou através de um Projeto Piloto com o apoio do Campus São Miguel. “Após feedback muito positivo no uso do sistema, alinhado com a Diretoria de Educação a Distância e a Pró-Reitoria de Ensino, implantamos as funcionalidades nos ambientes virtuais de todos os campi”, afirmou.

O sistema ainda permite o compartilhamento de áudios, vídeos, slides, chats e área de trabalho. “A pesquisa interna facilita o envolvimento dos alunos e a gravação de suas aulas permite que o aluno revise o conteúdo a qualquer hora e em qualquer lugar”, ressaltou o diretor.

A ferramenta também possui um quadro virtual para os professores e alunos, proporcionando a exibição em tempo real das anotações realizadas, aumentando a interatividade. “Durante a reunião online, o professor pode testar os conhecimentos da turma através de enquetes em tempo real, fortalecendo o envolvimento e participação de seus alunos”, explicou Erlan.

O acesso pode ser feito através do AVA, escolhendo a disciplina e acrescentando em qualquer tópico o Recurso BigblueButtonBN. Ao adicionar o recurso, basta definir um nome para a Sala de Aula Virtual e concluir. “A integração com o Moodle permite que se personalize cada webconferência, como por exemplo, definir mensagem de boas-vindas, adicionar participantes além do professor como apresentador, agendar horários, entre outros”, finalizou o diretor.