Competição Robotino garantirá vaga na WorldSkills 2017

Publicado: Sexta, 13 de Mai de 2016, 17h52 | Última atualização em Quarta, 08 de Junho de 2016, 17h59

ifroDesafioUma das grandes disputas do Desafio de Tecnologia e Inovação, realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), é o Robotino. A competição garante vagas para a Olimpíada do Conhecimento, que é o maior evento de educação profissional da América Latina. Os vencedores desta etapa terão a oportunidade de representar o Brasil na WorldSkills 2017, que reúne mais de 60 países de todo o mundo. Participam desta modalidade cinco Institutos Federais (IFs): IFRO, IFRJ, IFPB, IFRN e IFTO.

A prova promete surpreender a todos os candidatos das equipes, que somente no dia do evento, terão acesso ao desafio proposto “é uma competição que você não sabe o que vai acontecer, cada competidor não poderá levar nenhum material. As equipes recebem o material, e só podem levar os computadores que forem usar”, explicou Rafael Pitwak, professor de informática do Campus Porto Velho Calama e organizador do evento. Segundo ele, as provas serão propostas de acordo com o que as equipes possuem “eles verificam o que os competidores têm em comum para propor o desafio”, destacou.

O aluno do Curso Técnico de Informática, Igor Ramos de Oliveira, relatou que a equipe já está se preparando para o grande dia “já participei da OBR [Olimpíada Brasileira de Robótica] e um pouco de experiência ajuda sim. [...] Esta será a primeira vez que vamos competir nesta modalidade”, informou o estudante. A oportunidade vivenciada no Desafio de Tecnologia e Inovação será importante para competições futuras “nas Olimpíadas do Conhecimento a gente vai ter mais tempo para trabalhar, para conseguir um resultado bom”, finalizou Igor.

Desafio

O Desafio Tecnológico será realizado, na capital rondoniense no Porto Velho Shopping, nos dias 30 de maio a 01 de junho. Acontecerão disputas em seis modalidades distintas: Resgate, categoria da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR); Viagem ao Centro da Terra (Labirinto); Seguidor de Linha (categoria iniciante); Cospace (categoria virtual); Sumô (Categoria Iniciante) e Robotino. As inscrições terminam na próxima sexta-feira (20).

Para outras informações clique aqui.