Gestão de Pessoas do IFRO avalia atividades desenvolvidas durante período de isolamento social

Publicado: Segunda, 27 de Abril de 2020, 18h13 | Última atualização em Segunda, 27 de Abril de 2020, 18h35

Um dos setores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) que está trabalhando de forma totalmente remota em decorrência da pandemia do novo Coronavírus é a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP). Para que isso aconteça, as atividades são distribuídas aos servidores via Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Segundo a Diretora de Gestão de Pessoas, Débora Gonçalves de Lima, houve um considerável aumento de demanda e “[...] estamos tentando associar estas demandas à capacidade de atendimento da equipe. Destaca-se que o Calendário de Processamento da Folha de Pagamento está sendo executado conforme divulgação mensal do órgão central”.

Débora explica que, no período de 18 de março a 24 de abril, tramitaram 2.083 processos administrativos da área de pessoal no setor, sendo gerados 2.256 documentos, além do registro das concessões no Sistema de Pessoal SIAPE, acompanhamento dos atestados médicos, atendimentos aos e-mails institucionais, telefonemas e outros. “Para fins de organização das rotinas de trabalho, orientou-se a equipe a desenvolver as atividades no horário habitual de trabalho. No geral, temos recebido alguns feedbacks dos servidores, relatando algumas dificuldades de associar a rotina do trabalho às atividades do lar e à gestão da vida escolar dos filhos”, comenta, acrescentando que “Particularmente, tenho sentido falta da presença dos colegas, das conversas diárias e das risadas que aproximam e fortalecem a equipe”.

O principal contato com os campi ocorre através da divulgação dos documentos oficiais, das reuniões do CODIR e das orientações aos Coordenadores de Gestão de Pessoas das unidades. “A DGP está presente na Comissão Emergencial de Operações de Prevenção e Combate à COVID-19 e tem coordenado as seguintes atividades: 1) Retorno imediato de 11 servidores que estão em estudo em Portugal; 2) Elaboração das Portarias 515, 519, 533, 688, 699; 3) Nota Técnica 001/2020/DGP sobre recadastramento de aposentados no período de pandemia; 4) Edital 001/2020/DGP - Sobre Incentivo à participação em cursos EaD e 5) Informativo “Você Sabia Saúde - Cuidados COVID”, enumera a gestora.