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Atividades remotas no IFRO completam um mês neste sábado

Publicado: Sexta, 17 de Abril de 2020, 18h17 | Última atualização em Sexta, 17 de Abril de 2020, 18h17

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) completa neste sábado (18) um mês de suspensão preventiva das atividades presenciais de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administrativas. A orientação para o trabalho remoto no período de 18 de março a 13 de abril ocorreu por meio da Portaria nº 519 CGAB/IFRO, de 16 de março de 2020, que posteriormente foi prorrogado até 17 de maio de 2020, por meio da Portaria nº 686/REIT - CGAB/IFRO.

Dessa forma, as aulas e demais atividades de ensino dos cursos presenciais começaram a ser realizadas por meio de metodologias a distância, utilizando-se das diversas ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de alternativas pedagógicas quando necessárias. Também as ações administrativas passaram a ser executadas de forma remota.

Juntamente com todas as atividades que continuaram sendo realizadas virtualmente, a instituição conseguiu contribuir com a sociedade na busca pelo combate à COVID-19. O IFRO assinou no mês passado acordo de cooperação técnica com entidades rondonienses. Entre os exemplos de ação que a instituição vem realizando estão a produção de álcool em gel nos campi Colorado do Oeste e Ji-Paraná, a impressão de máscaras faciais para colaborar com o sistema de saúde nos campi Vilhena, Porto Velho Calama, Ji-Paraná e Cacoal, o transporte de estudantes de medicina repatriados de países vizinhos como a Bolívia e as ações de solidariedade nas unidades de Porto Velho, Guajará-Mirim, Cacoal e Colorado do Oeste com a distribuição de alimentos.

Foram ainda aprovados, por meio de chamada interna, 27 projetos de pesquisa e extensão tecnológica com a temática de combate à Covid-19, com investimento de R$ 360 mil, entre outras ações desenvolvidas.

“É um grande desafio para nós, tanto no âmbito profissional como no pessoal. Nós enquanto seres humanos de uma forma abrupta conseguir superar no dia a dia, não só no trabalho”, analisa a Diretora-Geral do Campus Ji-Paraná, Letícia Carvalho Pivetta, sobre a atuação da instituição em todo o Estado. Até o momento, somente o Campus Ji-Paraná produziu 582 litros de álcool em gel, fracionados em 1.940 frascos, por meio de parceria com instituições públicas e privadas, o que tem sido extremamente útil para a população. “O IFRO realmente é uma instituição diferenciada porque está conseguindo manter suas atividades de ensino, que fomos chamados a continuar. Estamos dando assistência aos alunos, intensificamos os auxílios, emprestamos computadores e estamos fazendo ação institucional entre servidores para arrecadação de alimentos. E os professores ministrando suas disciplinas pelo ambiente virtual, os psicólogos e orientadores dando assistência ao aluno, de forma individualizada”, completa a diretora, que ainda cita exemplos de pesquisa e de extensão.

Para o próximo um mês de atividades remotas, Letícia Pivetta explica que foram organizadas pela equipe de ensino formas para que os estudantes tenham uma rotina, porém não fiquem sobrecarregados, e ao mesmo tempo continuem a ter acompanhamento pedagógico durante a quarentena, de forma a garantir a permanência de servidores e alunos em suas casas. Sobre o trabalho remoto, ela acredita que existe uma necessidade social da atuação dos técnicos e docentes, fortalecendo a cada um deles e inclusive a instituição como um todo.

O Diretor-Geral do Campus Vilhena, Aremilson Elias de Oliveira, também mostra que a instituição continua unida objetivando o êxito estudantil e o da sociedade em geral. “Tudo que é novo, é desafiador, principalmente no que diz respeito à mudança na rotina de trabalho. No início tivemos um pouco de receio, mas nesse um mês de atividades, percebemos que independente dos cargos dos servidores, além de todo o comprometimento com o IFRO, estão utilizando a criatividade e as ferramentas tecnológicas. Com isso, está sendo possível realizar ações com qualidade, fazendo com que a nossa missão institucional seja cumprida e dando o retorno da sociedade, pois não estamos com o calendário acadêmico suspenso. Além das atividades remotas, podemos destacar todas ações desenvolvidas pelo IFRO no combate à pandemia da COVID-19, na qual cada unidade contribui de alguma forma, pois esse momento é de unir forças e externarmos que o IFRO é um só time”.

 

Planejamento institucional

Semanalmente, as reuniões virtuais do Colégio dos Dirigentes (CODIR/IFRO) avaliam o andamento de todas as unidades e planejam as próximas ações. Na quarta-feira (15), ocorreu nova reunião virtual entre os gestores. Na 58ª Reunião Ordinária do Colégio de Dirigentes, entre os temas estavam as atividades remotas de ensino, pesquisa, extensão e administrativas implementadas no IFRO como forma de prevenção ao novo Coronavírus (COVID-19).

No caso da extensão, estão em análise as possibilidades de cursos de Formação Inicial e Continuada para a população, inicialmente na modalidade a distância. No âmbito do ensino, estão sendo acompanhadas e repassadas orientações complementares ao ensino não presencial, bem como alternativas no debate em torno do estágio obrigatório que os alunos precisam cumprir para conclusão de curso. Já a pesquisa, por meio de reuniões entre a Pró-Reitoria e os Departamentos (PROPESP e DEPESPs), trata de temas dos cursos da pós-graduação, a fim de que os módulos sejam realizados de forma remota, assim como está ocorrendo nas demais modalidades de ensino.

Segundo o Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, todas as terças-feiras o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) tem realizado suas reuniões por webconferência. E os cenários levantados têm sido parecidos nos diversos estados. “A Rede Federal tem quase 75% dos alunos vindos de famílias de renda per capita baixa, ou seja, essa situação de o aluno não ter condições de comprar um computador está no país inteiro e não só na região norte”, diz Uberlando.

Essas necessidades estão em debate entre as instituições e o Ministério da Educação para que haja intermediação e distribuição de conectividade e acesso a todos os alunos do país. No IFRO, foram feitas pesquisas junto aos estudantes, tendo sido criadas concessão de auxílio inclusão digital e de auxílios financeiros em caráter emergencial.

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